G1/LD
A Polícia Civil abriu um inquérito para apurar o caso do bebê de 9 meses que perdeu o braço em uma escada rolante de um shopping de Ponta Grossa, na região dos Campos Gerais do Paraná, na tarde de quinta-feira (27). Segundo a polícia, a perícia técnica esteve no local na manhã desta sexta-feira (28) e descartou qualquer falha mecânica do equipamento.
Conforme o Corpo de Bombeiros, os pais colocaram a menina na escada para tirar uma foto, mas ela acabou enroscando o braço na lateral da escada. O bebê teve o braço direito arrancado na altura do cotovelo. “Não deu tempo de tirar”, disse a mãe enquanto a menina estava sendo atendida. Desde o acidente, o bebê se encontra internado no Hospital Vicentino e o estado de saúde é estável.
De acordo com a delegada Ana Paula Cunha Carvalho, como a perícia verificou que não há problemas com a escada rolante, os pais poderão ser responsabilizados. “Pelo vídeo que nós vimos e pelas imagens de segurança, de uma forma ou de outra, os pais foram negligentes com essa criança e eles podem responder por lesão culposa”, afirma. A polícia deve ouvir todos os envolvidos e depois, encaminhar o procedimento à Justiça.
Em nota divulgada logo após o acidente, o Shopping Antartica afirmou que “sente muito pela fatalidade”. O estabelecimento foi fechado para o público depois do ocorrido.
Cuidados
A engenheira de materiais e de segurança, Erika Davanzo, explica que todo e qualquer tipo de máquina, como a escada rolante, merece manter cuidado. “O movimento mecânico não para instantaneamente. A partir do momento em que um objeto entra, ele vai ser prensado e arrastado”, esclarece. Por esse motivo, existem faixas amarelas laterais de segurança e as pessoas devem respeitá-las.
Erika ainda pede para que idosos e crianças evitem escada rolante. “Não subir com carrinho de bebê, não subir com criança de colo porque perde o equilíbrio, subir ou descer com cadarços amarrados, cuidar com vestidos e não sentar nas escadas”, orienta. Ela explica que existem normas de seguranças internacionais e elas devem ser respeitadas para evitar acidentes como o que aconteceu com o bebê.