VERSÃO DE IMPRESSÃO
Polícia
29/02/2012 11:40:00
PRF apreende 2 mil faixas refletivas falsificadas na BR-163, em Jaraguari
Nesta terça-feira (28), por volta das 17 horas, a PRF (Polícia Rodoviária Federal) apreendeu 2 mil faixas refletivas falsificadas. A apreensão aconteceu no quilometro 532 da BR-163, em Jaraguari.

Sheila Forato

Foto: Divulgação/PRF
\n Nesta terça-feira (28), por volta das 17 horas, a PRF (Polícia Rodoviária Federal) apreendeu 2 mil faixas refletivas falsificadas. A apreensão aconteceu no quilometro 532 da BR-163, em Jaraguari.
Conforme a PRF, as faixas eram transportadas num GM Astra, placas HDO-3738 de Uberlândia (MG). Além de apreender as faixas, a PRF prendeu os dois ocupantes do carro. A ocorrência foi encaminhada à Polícia Federal, em Campo Grande.
As faixas é acessório obrigatório nas carrocerias de caminhões, desde 2002. Porém, vale lembrar que o uso de equipamento falsificado é proibido e pode custar caro aos desavisados: R$ 191,44, mais cinco pontos na CNH (Carteira Nacional de Habilitação) do proprietário do veículo.
De acordo com a PRF, uma forma de não cair no golpe é exigir nota fiscal do produto. Um simples teste de aplicabilidade com a faixa falsa e a verdadeira comprova o golpe. A falsa brilha muito durante o dia, como um espelho, mas não apresenta o efeito à noite, justamente quando é mais necessária.

Tais faixas são de extrema importância, principalmente quando a iluminação do caminhão falha ou está apagada. As faixas originais refletem a luminosidade do farol podendo ser observadas a mais de 500 metros, o que diminui em muito o risco de uma colisão traseira em veículos de carga no período noturno.\n \n