Sheila Forato
O vereador Abilio Vaneli (PT) aproveitou uma agenda no governo do Estado, na segunda-feira (5), e pediu apoio do governador Eduardo Riedel (PSDB) para viabilizar o curso de medicina no campus de Coxim da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul).
De acordo com o parlamentar, o governador endossou apoio nessa luta, inclusive se dispôs a participar de futura agenda de autoridades junto ao Ministério de Educação para tratar do assunto.
A reunião está sendo articulada pelo deputado federal Vander Loubet (PT) e tem o apoio da maioria dos integrantes da bancada federal. Deputados estaduais, assim como o prefeito de Coxim, Edilson Magro (PP), e vereadores também devem participar da agenda.
Vale ressaltar que a própria direção da UFMS já acenou de forma positiva para a possibilidade de implantação do curso de medicina em Coxim. O campus já conta com o curso de enfermagem, dentre outros.
Em Coxim, Abilio tem sido atuante na defesa da vinda do curso. O vereador tem buscado e conquistado o apoio de deputados estaduais e federais. Na esfera federal conta com empenho de Vander e na estadual de Zeca do PT, líder da bancada do partido, que em abril propôs através de indicação na Assembleia Legislativa a implantação do curso.
O vereador petista deixou a agenda confiante de que Coxim ganhou mais um aliado. “O caminho está sendo trilhado. Tenho certeza que em breve vamos estar anunciando a abertura do curso de medicina para Coxim”, apostou.
Além de Abilio, estiveram presentes na agenda o presidente da Câmara de Coxim, Ademir Peteca (Sol), os vereadores Marcinho Souza (PSB) e William Meira (PSDB), o prefeito Edilson Magro (PP) e o secretário de Estado de Governo, Pedro Caravina.