Sheila Forato
Contar desiste de debate e Riedel aproveita para falar com milhares de eleitores Faltavam menos de duas horas para o início do debate entre os dois candidatos que disputam o governo de Mato Grosso do Sul, promovido pelo site Midiamax e marcado para as 20 horas desta segunda-feira (17), quando a coordenação de campanha do Capitão Contar (PRTB) informou de sua desistência, por e-mail.
Com isso, Eduardo Riedel (PSDB) aproveitou a oportunidade para falar com milhões de eleitores, sozinho, sem ser confrontado. A organização do debate destacou que, ao invés de afugentar o eleitor, a desistência de Contar despertou ainda mais interesse no debate.
Sem perguntas do adversário, o modelo do debate favoreceu o candidato tucano, que teve como temas sorteados para conversar com o eleitor Emprego, Segurança Pública e Economia.
No segundo bloco, Riedel respondeu sobre como atuará caso Jair Bolsonaro (PL) seja reeleito ou se Lula (PT) for eleito. Também como fará para conquistar votos dos adversários: tanto os que não foram eleitos como os de Contar.
Já no terceiro bloco, Riedel revelou as três perguntas que faria a Capitão Contar. A primeira seria sobre aceitar apoios de candidatos como Marquinhos Trad (PSD), a quem criticou no primeiro turno por ter se envolvido em denúncias de assédio sexual.
Depois, perguntaria sobre as críticas que o candidato faz à gestão tucana, sendo que até o slogan Contar estaria copiando de Reinaldo Azambuja. Por fim, a pergunta seria sobre projeto que regulamenta pesquisas eleitorais.
No último bloco, Eduardo Riedel criticou a ausência de Contar e classificou o ato como desrespeito ao eleitor. “Reclamou tanto que não tinha tempo para expor suas ideias e quando ganha oportunidade foge. Por pura falta de capacidade de debater propostas”, disse Riedel.
No dia o debate, Contar cumpriu agendas em Rio Verde e Coxim, fechando com uma carreata.
*Com informações do Midiamax.