CGNews/PCS
Os deputados realizam hoje (17), durante a manhã, audiência pública sobre o combate a exploração sexual e crianças e adolescentes, em Mato Grosso do Sul. O evento faz parte da campanha “Maio Laranja”, que prevê uma série de atividades, eventos, palestras e ações para conscientizar pais, professores e estudantes.
O evento proposto pelo deputado Herculano Borges (SD) quer reunir especialistas na área, assim como autoridades e representantes do poder público, para discutir o tema e apresentar alternativa para coibir estes crimes, incentivando o aumento de denúncias, dando informação e suporte para as vítimas.
A campanha está em sua segunda edição, prevendo um enfoque nas escolas, onde por meio de palestras e orientações, os estudantes podem fazer denúncias e os professores serem capacitados para identificar estes casos, que quando descobertos precisam ser repassados aos órgãos competentes.
O deputado também ponderou que deve existir um cuidado psicológico e clínico para as vítimas, que precisam do apoio necessário. De acordo com as autoridades, 85% dos casos de abusos são cometidos por pessoas da própria família, o que prejudica na hora da vítima denunciar, por até “sentir culpa” pelo abuso que sofreu.
Nas delegacias especializadas em crianças e adolescentes, 90% dos casos são em relação a abusos e Mato Grosso do Sul tem um dos piores índices no setor em todo Brasil. O evento que ocorre no plenário da Assembleia quer colocar estes dados e propor ações efetivas em relação a este cenário.