Sheila Forato
Edilson Magro (DEM) lidera a corrida pela prefeitura de Coxim, com 45% das intenções de votos, conforme pesquisa estimulada realizada pelo Ibrape (Instituto Brasileiro de Pesquisa de Opinião Pública). Esse índice é mais do que o dobro do segundo colocado, Pedro Ronny Argerin (PDT), que aparece com 19%.
Ainda de acordo com o Ibrape, Carlão da Triângulo (PSD) tem 13%, Vladimir Ferreira (PT) 7%, Zanin (Republicanos) 3%, Osiel de Souza (Solidariedade) 2% e Airton da Farmácia (PV) 1%. Os que declararam que vão votar em branco ou anular o voto, assim como os indecisos, somam 10%.
O Ibrape entrevistou 322 pessoas em Coxim, entre os dias 5 e 6 de novembro. A pesquisa está registrada na Justiça Eleitoral de Mato Grosso do Sul sob o número MS-06516/2020. A margem de erro é de 4 pontos porcentuais para mais ou para menos, considerando um nível de confiança de 95%.
ESPONTÂNEA
Na pesquisa espontânea (quando o entrevistador não cita nomes de candidatos), Edilson Magro foi mencionado por 39% das pessoas. Juntos, os outros seis candidatos a prefeito não atingem esse índice. Pedro Ronny tem 17%, Carlão 10%, Vladimir 5%, Zanin 2%, Osiel 1% e Airton 0%.
Por causa das características deste quesito, o porcentual dos eleitores que não souberam ou não quiseram responder, além dos brancos e nulos, é maior do que nos outros: 26%. A pesquisa foi realizada com moradores de Coxim com 16 anos ou mais.
REJEIÇÃO
O Ibrape também verificou a rejeição dos candidatos à prefeitura de Coxim e Vladimir Ferreira liderou neste quesito. Os eleitores que não votariam de jeito nenhum nele representam 33% do total. Em segundo lugar no quesito rejeição aparece Carlão da Triângulo, com 26%. Depois Pedro Ronny com 10%, Edilson 8%, Zanin, Osiel e Airton com 6% cada e 5% não citaram nomes.