VERSÃO DE IMPRESSÃO
Política
14/05/2015 13:54:00
Ezequiel convoca audiência pública para discutir aumento da energia em Sonora

Da assessoria/SF

Foto: Eder Pereira

Na manhã desta quinta-feira (14), o presidente da Câmara Municipal, Ezequiel Reginaldo dos Santos (PDT), convocou uma audiência pública para debater o aumento da energia no município de Sonora.

A convocação aconteceu durante reunião com representantes da Energisa e tem apoio de todos os vereadores. Apesar das explicações por parte da empresa para o aumento, o presidente não se convenceu e quer que a Energisa faça a população entender o que está acontecendo.

Segundo Ezequiel, essa reunião só aconteceu depois que a Câmara Municipal enviou ofício para a empresa no mês passado, por iniciativa da presidência, também com apoio de todos os parlamentares.

Os representantes da Energisa foram questionados sobre os aumentos, que em alguns casos ultrapassam 90%. De acordo com eles, no mês de abril teve aumento de 26,69% referente a revisão tarifária extraordinária devido uma decisão do governo federal de repassar para as concessionárias as despesas com a tarifa social e a geração de energia no sistema isolado que antes era de responsabilidade do governo federal e que passou a ser das concessionárias.

Além de 8,34% referente aumento da bandeira tarifária devido a crise hídrica no sistema elétrica e de 3,22% referente o reajuste tarifário anual das concessionárias, totalizando um aumento real de 38,25% na conta a partir do mês de abril. Como se não bastasse, o novo ajuste de rota fez com que houvesse demora na leitura, de mais ou menos até 45 dias, deixando as contas ainda mais caras para os consumidores.

Por conta desse último item, os vereadores conseguiram com que a empresa parcelasse as contas para os moradores de Sonora, em até quatro vezes. Conforme o presidente, os interessados no parcelamento devem procurar uma unidade da Energisa. “Deixo claro que não me convenceram, pois em alguns casos o aumento real é bem maior do que o estão falando. Não vamos aceitar abusos contra os moradores de Sonora”, garantiu Ezequiel.

Além do presidente, participaram da reunião os vereadores Arnaldo Pereira de Souza (PR), Camilo José Pereira (PMDB) e Jansen Peixoto Barbosa (PTB). Da Energisa foram o diretor de Departamento de Serviços,

Participaram, além do presidente, ver. Ezequiel Reginaldo dos Santos, os vereadores Jansen Peixoto Barbosa, Arnaldo Pereira de Souza e Camilo José Pereira, com os representantes da Energisa: Ercilio Diniz Flores, diretor do Departamento de Serviços; Jonas Ortiz, coordenador de Leitura; Edimilson Bandeira Junior, líder de Atendimento Comercial da Região Norte e Sebastião Teixeira de Oliveira, responsável de Construção e Manutenção da Região Norte.