Sheila Forato
Prestes a deixar a secretaria de Saúde, o vice-prefeito Flávio Dias (PSDB) fez um balanço positivo de suas ações frente a pasta, apesar das dificuldades encontradas, dentre essas a pandemia de Coronavírus (Covid-19). “Tenho muitos motivos para comemorar”, afirmou o quase ex-secretário.
Um dos feitos elencados pelo vice é ampliação da oferta de serviços na Saúde, com a criação do terceiro turno na Policlínica Lourdes Fontoura, desafogando o pronto socorro do Hospital Regional Álvaro Fontoura. Ainda para a Policlínica foram realizadas diversas contratações de médicos especialistas.
Também foi na gestão de Flávio que o município abriu o Posto de Saúde da Família no bairro Flávio Garcia, melhorando o atendimento para a população local. De acordo com ele, melhorias em outras unidades estão previstas, como a construção do prédio próprio do Flávio Garcia e a extensão do Argemiro Barbosa, na Vila Mariana.
Ainda no quesito infraestrutura, Flávio deixa a secretaria com ordens de serviço no gatilho para construções do prédio da hemodiálise e de um centro especializado de reabilitação. “São obras que estão prestes a acontecer”, garantiu o vice-prefeito.
Segundo Flávio, um dos maiores desafios foi e continua sendo dar o suporte suficiente no transporte de passageiros para Campo Grande. Apesar da deficiência, ainda existente, em sua gestão foram adquiridos 14 novos veículos, ampliando a frota municipal.
Flávio também se orgulha da implantação de alguns projetos, como o Bem Nascer, junto com o Estado, visando a redução da mortalidade infantil e materna, assim como a educação permanente, em parceria com a UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul).
O vice relata que sua gestão também investiu na capacitação de quase 60 agentes de saúde e de endemias, para que esses profissionais, considerados de ponta, ofertassem serviços de mais qualidades à população. Hospital Regional
É considerado a raiz do vice-prefeito. Talvez, por isso, ele tenha atuado junto a gestão para trazer melhorias. E foram muitas. Conseguiu inserir o Álvaro Fontoura como referência em cirurgias eletivas (ginecologia e obstetrícia, ortopedia, otorrinolaringologia e vascular), cravando a marca de 800 procedimentos em dois anos.
Para o HR sua gestão junto a secretaria de Estado de Governo também garantiu 10 novos leitos de UTI (Unidade de Tratamento Intensivo) e no reajustamento nos valores da contratualização dos municípios e do Estado, aumentando o repasse financeiro para o hospital, feito que possibilitou negociar mais de 14 milhões de dívidas, vários impostos e fornecedores, recuperando assim a saúde financeira da instituição.
Ao se despedir da secretaria, Flávio Dias fez questão de agradecer sua equipe, enaltecendo que sem esses profissionais nada disso seria possível. Ele também fez um agradecimento especial a confiança depositada pelo prefeito Edilson Magro (PP) e a parceira dos vereadores.
Quem assume a pasta é Leila Kohl, funcionária de carreira, que atualmente integra a diretoria do Hospital Regional. Ela tem vasta experiência em saúde pública.