VERSÃO DE IMPRESSÃO
Política
11/08/2016 17:01:00
Franciel pede ajuda de Mochi para baratear custo de vacina contra a dengue
Dengvaxia é uma vacina utilizada para ajudar a proteger contra a dengue causada pelos sorotipos 1, 2, 3 e 4 do vírus

Sheila Forato

Foto: Divulgação

O vereador de Coxim, Franciel Oliveira (PSB), pediu ajuda do presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul, Junior Mochi (PMDB), para baratear o custo da vacina contra a dengue. O pedido foi feito por meio de uma indicação, com data do último dia 08.

No documento, Franciel pede que Mochi interceda junto ao governo do Estado para a retirada da carga tributária da vacina Dengvaxia da Sanofi, única com registro na Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). A entrega do documento foi acompanhada pelo prefeito de Coxim, Aluizio São José (PSB).

Segundo o parlamentar, a vacina não é oferecida pelo SUS (Sistema Único de Saúde) e tem custo médio de R$ 250,00, sendo necessárias três doses para sua eficácia, elevando o valor para R$ 750,00, o que dificulta o acesso daqueles com poder aquisitivo baixo.

Dengvaxia é uma vacina utilizada para ajudar a proteger contra a dengue causada pelos sorotipos 1, 2, 3 e 4 do vírus e deve ser comercializada pelas clínicas de todos municípios. É importante destacar que a vacina não protege contra os vírus Chikungunya e Zika.

Apesar de já existir uma vacina que ajuda na prevenção, é importante que o cidadão continue fazendo a lição de casa para evitar que a doença se alastre, como aconteceu em verões passados. Em Mato Grosso do Sul, já são mais de 57 mil casos em 2016.