TMN/PCS
A derrubada de diversos vetos do presidente Lula pelo Congresso Nacional, nesta quarta-feira (28), consolidou série de derrotas do governo na Casa de Leis. Vander Loubet, coordenador da bancada do MS em Brasília, reconheceu que a base do governo é minoria nas duas casas.
Ao TMN, Vander Loubet comentou que o governo precisa ter foco na hora de escolher as batalhas no Congresso, em razão de ter minoria nas casas.
"... a escolha que o presidente Lula tem feito é priorizar a economia para reconstruir o orçamento, destroçado no governo anterior", disse o petista.
"Tanto é que praticamente todas as pautas econômicas, como foi o caso do novo arcabouço fiscal e da reforma tributária, nós aprovamos", ponderou Vander. E reconheceu que nas pautas de costumes e ou identitárias, como as analisadas na sessão dos vetos, há dificuldade de governo em avançar com a agenda.
"Lula é experiente e conhece bem o Congresso. Vamos ter dificuldades e ter que saber administrá-las", refletiu o deputado do PT. Ele citou que o governo tem que ter a capacidade de envolver a sociedade naquilo que é de interesse maior do país "especialmente com uma parte do centrão que não está conosco".
A deputada Camila Jara, mesmo partido, foi igualmente consultada, mas não houve retorno. O espaço está aberto.