Sheila Forato
O juiz eleitoral Pedro Henrique Freitas de Paula, da 26ª zona eleitoral, extinguiu, sem análise do mérito, a ação de impugnação da candidatura de Yuri Valeis (PR), que foi eleito prefeito de Sonora, no último domingo (07).
Com isso, o juiz manteve o registro de candidatura que foi deferido pelo mesmo no início de julho. A decisão do juiz seguiu o parecer do promotor de Justiça Eleitoral, Paulo Leonardo de Faria, e atendeu o pedido da defesa de Yuri.
Entre as alegações da defesa de Yuri - feita pelos advogados Newley Amarilla, Ruy Ottoni e Régis Ottoni - estavam a intempestividade, assim como a inadequação da ação. Os advogados também defenderam que a destituição da comissão provisória foi feita de forma ilegal e pediram a extinção do processo, sem análise do mérito.
O diretório regional não recorreu da decisão, publicada no dia 07, uma vez que as divergências chegaram ao fim numa reunião entre Yuri e o deputado estadual\n Paulo Corrêa (PR), na última terça-feira (09), em Campo Grande.
Durante a reunião ficou acordado, inclusive, que o pai do prefeito eleito, Cleiton Jarbas Valeis, passa a comandar o Partido da República em Sonora. O novo presidente acredita que em pouco tempo o PR será a maior sigla de Sonora.