VERSÃO DE IMPRESSÃO
Política
25/02/2013 11:39:08
Kemp inicia trabalho legislativo com a preparação de audiência pública sobre a juventude em MS
O Mandato do deputado estadual Pedro Kemp (PT/MS) vai realizar neste semestre na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul, a “3a Audiência Pública “Políticas Públicas para a Juventude – Avaliação e Desafios”.

Da Redação/PCS

Foto: Jaqueline Lopes
\n \n O Mandato do\n deputado estadual Pedro Kemp (PT/MS) vai realizar neste semestre na Assembleia\n Legislativa de Mato Grosso do Sul, a “3a Audiência Pública “Políticas Públicas\n para a Juventude – Avaliação e Desafios”. Com a participação de representantes\n dos movimentos organizados ligados aos jovens e também das prefeituras de Mato\n Grosso do Sul, a audiência será uma oportunidade de debater as políticas\n públicas que existentes e identificar se são aplicadas nos municípios, segundo\n Kemp.
\n
\n Estava prevista a audiência para 15 de março, mas ocorre que nesta data o\n Senado deverá votar o Estatuto da Juventude e com isso, os representantes da\n Secretaria Nacional da Juventude deverão concentrar esforços na mobilização em\n Brasília (DF).
\n
\n Durante a audiência pública sobre políticas públicas para a juventude em Mato\n Grosso do Sul, jovens agricultores e indígenas também participarão dos debates.\n “A ideia é darmos voz para que os próprios jovens possam expôr suas ideias e a\n partir daí termos um raio-x sobre como está a aplicação das políticas públicas\n voltadas para a juventude em Mato Grosso do Sul”.
\n
\n A Secretaria Nacional da Juventude, ligada à Presidência da República, foi\n convidada também para participar da audiência. Conforme Kemp, em 2005 aconteceu\n um grande debate na Assembleia Legislativa, proposto pelo seu Mandato, sobre o\n Plano Nacional de Juventude. “Agora, vamos ter a oportunidade de debater a\n aplicação das políticas que foram discutidas naquele momento”, explica.
\n
\n De acordo com o padrão internacional, é considerado jovem as pessoas na faixa\n entre 15 a 29 anos. Em Mato Grosso do Sul são 459.775 pessoas que corresponde\n 18,7% da população (2,4 milhões), de acordo com o IBGE (Instituto Brasileiro de\n Geografia Estatistíca). Destes, 72,5% são jovens do sexo masculino.
\n
\n No País, os jovens são cerca de 27% da população e segundo o Instituto de\n Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) afirmam que o Brasil teve o maior pico de\n população jovem entre 15 e 29 anos, em 2010, chegando a 51 milhões nesta faixa\n etária. Em 2000, o país tinha 47 milhões de pessoas com essas idades e essa\n característica é apontada como resultado da dinâmica demográfica nas décadas de\n 1970 e 1980, conhecida como “onda jovem”. A população brasileira é de 190,7\n milhões de pessoas.*Informações da Assessoria do Deputado
\n \n \n \n \n