Política
10/06/2012 09:28:38
Mato Grosso do Sul tem o primeiro lugar no Brasil em investimentos proporcionais na Educação
As informações, divulgadas esta semana em matéria da Agência Brasil, revelam que Mato Grosso do Sul lidera o ranking dos estados, com 32,51%, percentual bem acima do mínimo determinado constitucionalmente, que é de 25% da receita.
Da redação/PCS
\n \n Mato\n Grosso do Sul tem o primeiro lugar no Brasil em investimentos proporcionais na\n Educação, de acordo com os mais recentes números do Sistema de Informações\n sobre Orçamentos Públicos em Educação (Siope), administrado pelo Fundo Nacional\n de Desenvolvimento da Educação (FNDE). O levantamento é referente a 2010 os\n dados de 2011 ainda não foram disponibilizados. \n \n As\n informações, divulgadas esta semana em matéria da Agência Brasil, revelam que\n Mato Grosso do Sul lidera o ranking dos estados, com 32,51%, percentual bem\n acima do mínimo determinado constitucionalmente, que é de 25% da receita.\n \n A\n liderança de Mato Grosso do Sul nos investimentos em educação tem apresentado\n como um dos principais resultados o aumento do índice que avalia o aprendizado\n na educação básica. Tem melhorado muito o nosso Ideb [Índice de\n Desenvolvimento da Educação Básica]. As nossas crianças têm evoluído, a média\n dos nossos alunos tem crescido, as escolas tem melhorado seu desempenho e esse\n é o estímulo que nós queremos para continuar a melhorar, avalia o governador\n André Puccinelli.\n \n Salário,\n investimento, custeio e incentivo \n \n Hoje\n Mato Grosso do Sul tem o terceiro melhor salário do País no Magistério, e, de\n acordo com Puccinelli, esse tópico é sempre um desafio, por isso entre as metas\n está elevar a classificação também da remuneração dos especialistas e\n administrativos. O Profuncionário é uma ação que contribui tanto para o\n aperfeiçoamento profissional quanto para o salarial, garantindo aumento de 5%\n no salário para aqueles que se capacitam formalmente na função em que já atuam\n nas escolas.\n \n André\n acredita que os índices de 2010 já refletem a política iniciada alguns anos\n antes, que levaram não apenas reformas aos prédios, como novos investimentos\n para o ensino em uniformes para todos os alunos da Rede e material escolar\n para cada estudante. \n \n Conforme\n informações da Secretaria de Estado de Educação, traduzido em valores os dados\n que aparecem no Siop representam os R$ 1,442 bilhão que foram aplicados naquele\n ano. O investimento de quase um bilhão e meio de reais atendeu a todo o\n Estado, indistintamente. Temosnbsp;escolas que estãonbsp;melhores e as menos\n bem avaliadas, então, estimulamos um pouco mais essas para que evoluam. Mas os\n investimentos são feitos de forma equânime, destaca André Puccinelli, para\n explicar que não há concentração na Capital ou em alguma outra cidade, mas uma\n atenção igualitária para todos os municípios.\n \n Na\n área física, o governo do Estado já reformou 204 das 362 escolas da Rede\n Estadual de Ensino. Outras foram construídas e ampliadas. Nas que oferecem\n ensino médio, está em andamento, em parceria com o MEC, um amplo projeto de\n construção de laboratórios. Novidade nas unidades de ensino, grande parte das\n escolas ganhou quadras cobertas. Para o governador, esse conjunto de diferentes\n ações é que traz os bons resultados. A edificação numa ponta, a valorização\n dos recursos humanos noutra, e o estímulo aos alunos através da premiação,\n cita André.\n \n Uma\n inovação implantada a partir do ano passado, o Programa Escola para o Sucesso\n presenteou com um notebook entregue no começo de 2011 os melhores alunos de\n cada ano escolar em 2010. Em 2012, não somente o primeiro, mas também o segundo\n e o terceiro colocados estão sendo premiados. O total de prêmios saltou de\n 4.900 para aproximadamente 14.700 de um ano para outro. E já nos comprometemos\n a, se houver recursos, premiar até o quinto lugar no próximo ano, informou o\n governador.\n \n Mesmo\n com os resultados que colocam o estado em destaque, Puccinelli diz que ainda há\n muitos desafios. A pretensão é executar reformas no restante das escolas da\n rede que ainda não passaram por obras e também fazer novos investimentos nos\n recursos humanos. Queremos uma melhor valorização dos professores e dos\n especialistas, além dos administrativos. Existe também a necessidade de ter\n bibliotecas construídas em todas as escolas e queremos chegar a isso, e também\n aumentar o incentivo aos alunos. O resultado até agora serve de estímulo para que\n continuemos a tirar o primeiro lugar. Entendemos que a Educação deve continuar\n sendo prioridade.