Política
20/02/2014 09:00:00
Ministro garante ferrovias de MS em plano do governo federal
O ministro dos Transportes, César Borges, garantiu nesta quinta-feira (20),em audiência com o governador André Puccinelli e integrantes da bancadafederal, que a Ferrovia EF 267, a Ferrovia do Pantanal, e a EF 484, aFerroeste, estão incluídas no Plano de Investimentos em Logística (PIL) dogov
Da redação/PCS
O ministro dos Transportes, César Borges, garantiu nesta quinta-feira (20), em audiência com o governador André Puccinelli e integrantes da bancada federal, que a Ferrovia EF 267, a Ferrovia do Pantanal, e a EF 484, a Ferroeste, estão incluídas no Plano de Investimentos em Logística (PIL) do governo federal.
O ministro explicou que, para que os projetos sejam executados, deverá ser feita uma série de reuniões com a iniciativa privada interessada na viabilização dos projetos. "Vamos em busca de interessados do setor privado e, a partir do aprofundamento dos estudos, faremos o leilão dessas obras que vão melhorar o escoamento da safra de Mato Grosso do Sul, que vem produzindo muito", destacou.
As duas ferrovias totalizarão investimentos de R$ 3,057 bilhões, compondo um plano global de melhoria da infraestrutura logística do Estado do Mato Grosso do Sul, que passa por um intenso processo de crescimento de suanbsp;nbsp;nbsp;nbsp;nbsp;nbsp;nbsp;nbsp;nbsp;nbsp;nbsp;nbsp;nbsp;nbsp;nbsp;nbsp;nbsp;nbsp;nbsp;nbsp;nbsp;nbsp;nbsp;nbsp;nbsp;nbsp; produção de grãos e pecuária, além de acelerado progresso do setor agroindustrial.
Participaram da audiência, no Ministério dos Transportes, o governador André Puccinelli (PMDB), os senadores Waldemir Moka (PMDB) e Rubens Figueiró (PSDB) e ainda os deputados federais Vander Loubet (PT), que coordena a bancada, Fábio Trad (PMDB), o deputado licenciado e atualmentenbsp; secretário de Obras do Estado, Edson Giroto (PR).
Demanda por cargas
De acordo com Moka, que agendou a reunião com o ministro, seu último ato antes de passar a coordenação da bancada ao deputado Vander, o Estado deverá atender um dos critérios básicos do plano, que é o de oferecer demanda suficiente de cargas, como motivador do interesse do empresariado.
"Nós temos carga na região de Maracaju e Grande Dourados, como milho, etanol, soja, além da importância do nosso rebanho. E em Três Lagoas temos a indústria da celulose e de fertilizantes, como ainda o plano das seringueiras e a produção de borracha, resultando em milhões de toneladas de cargas de produtos", enfatizou Moka.
O governador considerou "importante e "proveitoso" o resultado da reunião. "As duas ferrovias serão incluídas no PAC e executadas para desenvolvimento da região Centro-Oeste e, especificamente, de Mato Grosso do Sul", resumiu. André reiterou ao ministro pedido para que a rodovia BR-419 - cujo projeto está concluído, inclusive com licença ambiental liberada - seja anexada ao PAC, com envio ao Ministério do Planejamento.
O ministro explicou que, para que os projetos sejam executados, deverá ser feita uma série de reuniões com a iniciativa privada interessada na viabilização dos projetos. "Vamos em busca de interessados do setor privado e, a partir do aprofundamento dos estudos, faremos o leilão dessas obras que vão melhorar o escoamento da safra de Mato Grosso do Sul, que vem produzindo muito", destacou.
As duas ferrovias totalizarão investimentos de R$ 3,057 bilhões, compondo um plano global de melhoria da infraestrutura logística do Estado do Mato Grosso do Sul, que passa por um intenso processo de crescimento de suanbsp;nbsp;nbsp;nbsp;nbsp;nbsp;nbsp;nbsp;nbsp;nbsp;nbsp;nbsp;nbsp;nbsp;nbsp;nbsp;nbsp;nbsp;nbsp;nbsp;nbsp;nbsp;nbsp;nbsp;nbsp;nbsp; produção de grãos e pecuária, além de acelerado progresso do setor agroindustrial.
Participaram da audiência, no Ministério dos Transportes, o governador André Puccinelli (PMDB), os senadores Waldemir Moka (PMDB) e Rubens Figueiró (PSDB) e ainda os deputados federais Vander Loubet (PT), que coordena a bancada, Fábio Trad (PMDB), o deputado licenciado e atualmentenbsp; secretário de Obras do Estado, Edson Giroto (PR).
Demanda por cargas
De acordo com Moka, que agendou a reunião com o ministro, seu último ato antes de passar a coordenação da bancada ao deputado Vander, o Estado deverá atender um dos critérios básicos do plano, que é o de oferecer demanda suficiente de cargas, como motivador do interesse do empresariado.
"Nós temos carga na região de Maracaju e Grande Dourados, como milho, etanol, soja, além da importância do nosso rebanho. E em Três Lagoas temos a indústria da celulose e de fertilizantes, como ainda o plano das seringueiras e a produção de borracha, resultando em milhões de toneladas de cargas de produtos", enfatizou Moka.
O governador considerou "importante e "proveitoso" o resultado da reunião. "As duas ferrovias serão incluídas no PAC e executadas para desenvolvimento da região Centro-Oeste e, especificamente, de Mato Grosso do Sul", resumiu. André reiterou ao ministro pedido para que a rodovia BR-419 - cujo projeto está concluído, inclusive com licença ambiental liberada - seja anexada ao PAC, com envio ao Ministério do Planejamento.