Sheila Forato
Nesta terça-feira (13), o advogado Pedro Ronny Argerin e a médica Ingrid Teixeira Delamare, ambos do PRD, pediram os registros de candidaturas junto à Justiça Eleitoral para disputar a Prefeitura de Coxim.
Além dos registros das candidaturas de prefeito e vice, também foram solicitados os registros dos candidatos a vereadores. As solicitações já constam na página de Candidaturas e Contas Eleitorais disponibilizada para consulta pública.
Segundo Pedro Ronny, os registros das candidaturas colocam fim a fakenews que circulavam em Coxim, dando conta de que ele não seria mais candidato. “Várias pessoas me ligaram e mandaram mensagens pelo whatsapp, perguntando se eu tinha desistido, fruto de informações inverídicas que soltaram na cidade. Sou candidato e vou disputar a Prefeitura de Coxim”, enfatizou Pedro Ronny.
Com o registro de Pedro, Coxim conta com duas opções para a Prefeitura. O prefeito Edilson Magro (PP) também vai disputar a preferência dos eleitores nas urnas. Ele tem como vice, novamente, o tucano Flávio Dias.
Registros de Candidaturas
O prazo para envio de registro de candidaturas termina às 8 horas (Brasília) desta quinta-feira (15). Os juízes eleitorais julgam cada pedido de registro no prazo de três dias após a conclusão dos autos pelo cartório. O magistrado verifica se a candidata ou candidato atende às condições de elegibilidade previstas na Constituição Federal, como idade, domicílio eleitoral e filiação partidária.
O juiz também analisa as questões trazidas a seu conhecimento em cada um desses pedidos, como, por exemplo, impugnações apresentadas com base na Lei Complementar nº64/90, que trata das inelegibilidades, inclusive as relacionadas à Ficha Limpa (Lei Complementar nº 135/2010), que alterou a LC 64/90. A publicação da decisão é feita no mural eletrônico.
Campanha
Na sexta-feira (16) começa oficialmente a campanha eleitoral. Os candidatos podem distribuir material, fazer visitas, reuniões e comícios, dentre outros atos com a finalidade de pedir votos. Também está autorizada a propaganda na mídia impressa e na internet. O horário eleitoral no rádio e na televisão terá início no dia 26 de agosto e vai até o dia 03 de outubro.