Correio do Estado/AB
Os senadores por Mato Grosso do Sul fizeram discursos duros contra a presidente afastada Dilma Rousseff (PT). No plenário, Waldemir Moka e Simone Tebet (ambos do PMDB) afirmaram que votaram a favor da admissibilidade do impeachment porque o país está em crise e precisa de mudanças.
Primeira a discursar, Simone disse que a população está sentido os efeitos da instabilidade diariamente. "Não há como exagerar a gravidade da situação brasileira. O Brasil não está parando, está parado. Vivemos uma paralisia econômica. A dona de casa vai hoje ao supermercado e não enche o carrinho."
Moka garantiu que analisou o embasamento para o impeachment e identificou crime de responsabilidade. "Meu voto está alicerçado em evidências robustas contra a presidente Dilma. Os crimes fiscais cometidos estão claros para a população brasileira. Estamos aqui hoje para julgar o populismo incompetente, perdulário e arrogante dos governos petistas."
VEJA DISCURSOS DOS DEMAIS SENADORES
Ciro Nogueira PP - PI A grande e dura realidade é que o governo perdeu sua capacidade de sustentação. Governo sem base mínima passa a ser um entrave para o pleno funcionamento do país, perde sua iniciativa e a capacidade de enfrentar os grandes problemas nacionais.
A FAVOR Davi Alcolumbre DEM - AP O povo brasileiro não merece passar por tanto sofrimento pelo desandar da nossa economia, outrora tão bem sedimentada. Sabemos todos nós que não haverá mágica. Mais do que fazer história hoje, nós precisamos refazer um país inteiro.
CONTRA Humberto Costa PT - PE Com este impeachment estamos abrindo um seríssimo precedente. Com uma quartelada civil, estamos abrindo caminho aos derrotados nas eleições de 2014. Estão substituindo os votos dos brasileiros por um acerto de gabinete operado no Palácio do Jaburu.
A FAVOR José Serra PSDB - SP O impeachment se impõe como um remédio amargo, mas essencial. A continuidade do governo seria uma tragédia maior. A presidente não está sendo derrubada por adversários, está sendo destituída pela marcha da insensatez que ela e seu partido deflagraram
CONTRA Walter Pinheiro S/Partido - BA A chapa toda foi responsável pela implementação da articulação política. Agora é como um casal que se separa e diz que a culpa é sempre do outro. A votação desta noite é impor ao povo um novo governo, condena um e entrega um troféu ao outro.
A FAVOR Dalirio Beber PSDB - SC Desde a eleição, o governo federal tem sido criativo na construção de cenários que jamais corresponderam à realidade. Este governo há muito perdeu o que é essencial para dirigir uma nação do tamanho do Brasil.
CONTRA José Pimentel PT - CE Ninguém é punido ou condenado pelo conjunto da obra. Nós estamos afastando uma presidenta que não cometeu nenhum crime. Nós estamos cometendo uma das maiores injustiças que eu já assisti.
CONTRA Donizeti Nogueira PT - TO Esse golpe, no conteúdo, tem semelhança com outros momentos da nossa história. O crime que querem imputar à presidente é mentira. Não querem afastá-la por seus erros, querem afastar o projeto desenvolvimentista deste país por causa dos seus acertos.
A FAVOR Blairo Maggi PP - MT Eu sempre defendi a votação de um impeachment porque tínhamos um cadáver insepulto, que não deixava o país andar. Estamos aqui por causa da conta que não fechou. A economia descambou. Se não há quem compre, não há quem venda, e os Estados se afundam.
A FAVOR Roberto Rocha PSB - MA O processo de impeachment nasce de um fundamento jurídico, contudo é um processo político. A decisão que tomei não envolve nada pessoal, envolve apenas a crítica política.
CONTRA Paulo Paim PT - RS Nunca vivi um momento tão constrangedor como esse. Uma presidente eleita pelo voto popular ser afastada de forma tão truculenta. Mas pedalada, se vale para um, por que não vale para outro?
A FAVOR Flexa Ribeiro PSDB - PA Não se pode gastar mais do que se arrecada, e essa foi a prática do governo do PT. Golpe foi o que foi dado na nação brasileira nas eleições de 2014. A candidata Dilma mentiu aos brasileiros e continua mentindo até hoje.
CONTRA Gleisi Hoffmann PT - PR Tirar uma presidente eleita pelo voto popular através do impeachment, sem ter crime de responsabilidade, pode parecer democrático, mas não é. É desproporcional, é como se quiséssemos penalizar com pena de morte uma infração de trânsito.
A FAVOR Wellington Fagundes PR - MT Vi o país já enfrentar crises políticas e econômicas, mas nunca duas ao mesmo tempo. O Brasil precisa da reforma política, a mãe de todas as reformas. Que essa experiência sirva para aprimorar e fortalecer nossas instituições.
A FAVOR Tasso Jereissati PSDB - CE Não deixa de ser constrangedor estarmos aqui reunidos novamente em menos de um quarto de século para julgar um presidente da República. Precisamos encontrar mecanismos que confiram maior representatividade aos nossos governantes.
A FAVOR Maria do Carmo Alves DEM - SE A falta de governabilidade, a grave crise econômica, atingiu a classe trabalhadora e hoje mais de 11 milhões de desempregados não sabem como voltar para casa sem o sustento de sua família. Estamos aqui para corrigir os erros do governo.
CONTRA Paulo Rocha PT - PA As cartas já estão dadas na admissão do impeachment, será aprovado apesar de seu vício de origem. Nada, absolutamente nada pode ser atribuído à presidente. Ela pagará por ter sido honesta com a pior pena que se pode aplicar a uma figura pública.
CONTRA Lindbergh Farias PT - RJ Estamos aqui na luta, sabendo que a presidente Dilma está sofrendo uma injustiça. Porque temos uma causa, a inclusão, o povo trabalhador. Presidente Dilma, saia de cabeça erguida, pois a história te dará razão, como deu a Juscelino, a João Goulart.
CONTRA Otto Alencar PSD - BA Não venho aqui deixar de reconhecer que houveram erros políticos e administrativos. Mas tenho certeza que uma falha a presidente Dilma não cometeu, a moral. Creio que um dos maiores erros foi nomear ministros com carteira assinada por partidos.
A FAVOR Fernando Bezerra Coelho PSB - PE A presidente da República fez exatamente o contrário do que impõe a legislação. Como se não bastasse a tentativa de mascarar as contas do governo, houve falta de habilidade política, de diálogo.
CONTRA Lídice da Mata PSB - BA O que menos se ouve é sobre o cometimento de crime de responsabilidade, agora substituído pelo falacioso 'conjunto da obra'. O processo está contaminado por grave e irreparável pecado original, de ter sido conduzido por vingança.
CONTRA João Capiberibe PSB - AP Impeachment não é uma solução, só aprofunda a crise. Não se sai de uma crise tão grave como essa pelo confronto, mas pela política. Buscar solução racional e duradoura para a crise deveria ser a nossa maior obrigação. Essa é uma briga pelo poder.
A FAVOR Omar Aziz PSD - AM Se a presidente Dilma tivesse popularidade, ela poderia pedalar à vontade. O Congresso não estaria aqui hoje. Mas o impeachment começou a partir do momento que a presidente Dilma não teve humildade, mas sim a soberba da reeleição.
A FAVOR Garibaldi Alves Filho PMDB - RN Penso haver consistentes indícios de atos da presidente que atentam e atentaram contra a Constituição. O crime de responsabilidade nada mais é que um atentado à Constituição. É o quanto basta para o Senado instaurar o processo.
A FAVOR Gladson Cameli PP - AC O momento de hoje não é para festa, mas para julgar e fazer cumprir nossa Constituição. O PT não pode mais administrar a coisa pública como um bem particular. Precisamos recuperar a estabilidade econômica e devolver os empregos aos pais de família.
A FAVOR Paulo Bauer PSDB - SC Hoje, todos os brasileiros sabem o que está acontecendo. Não há dúvidas de que a presidente, ao descumprir a lei orçamentária, incorreu em desrespeito à legislação. Impeachment é um dispositivo da nossa Constituição, não é golpe.
A FAVOR Antonio Carlos Valadares PSB - SE Não foram poucas as vezes em que alertei que nosso presidencialismo de coalização estava falido. Cheguei até a apresentar uma PEC para instituir o recall. Se tivesse sido aprovada, o próprio eleitorado decidiria hoje o afastamento.
A FAVOR Valdir Raupp PMDB - RO Entre tantos desafios, o Brasil precisa acima de tudo retomar o crescimento econômico e o desenvolvimento social. Michel Temer terá capacidade de colocar o país no rumo da estabilidade.
NÃO DECLARA Fernando Collor PTC - AL Chegamos ao ápice de todos as crises, chegamos às ruínas de um país. O maior crime está na irresponsabilidade pela deterioração econômica de um país, pelo aparelhamento do Estado. Uma nova política precisa se estabelecer, seja qual for o resultado.
CONTRA Armando Monteiro PTB - PE A responsabilidade fiscal não é algo que apenas decorre de uma postura do executivo, deve estar presente também nas decisões do Congresso Nacional. E o governo Dilma precisou vetar projetos aprovados, como o reajuste do Judiciário.
CONTRA Regina Sousa PT - PI Esse processo é essencialmente político. Tomada a decisão, partiu-se para achar o crime. Muito aqui já se falou da economia. Esse país já passou por várias crises graves e não se depôs governante. Quantas vezes já fomos ao FMI?
A FAVOR Cássio Cunha Lima PSDB - PB A presidente Dilma promoveu a maior fraude fiscal já vista em nosso país. As pessoas estão sofrendo, e não é uma crise comum, uma crise banal. Tudo que acontece no Brasil de hoje está ligado aos crimes praticados.
A FAVOR Hélio José PMDB - DF Compete-nos, agora, julgar se há ou não indícios de crimes de responsabilidade. Encontrei-me dividido. O debate se apresentou muito equilibrado, todavia declinei-me sobre a robustez do relatório de Antônio Anastasia.
A FAVOR Reguffe S/Partido - DF Na democracia, quem ganha eleição governa, mas esse governante não tem o direito de fazer o que quiser, ele tem que respeitar a legislação vigente. Um governo não pode gastar mais do que arrecada. Meu lado é o lado do contribuinte brasileiro.
CONTRA Vanessa Grazziotin PC do B - AM Dilma é julgada por quem deveria defender a democracia, mas está num colégio eleitoral de exceção, cujo objetivo é retirar a presidente legitimamente eleita. O impeachment sem a fundamentação jurídica que lhe dê legitimidade é golpe.
A FAVOR Lasier Martins PDT - RS Foi o governo da gastança, emitiu decretos de crédito suplementar sem a aprovação do Congresso. Fala-se que a presidente foi eleita com 54 milhões de votos, mas as pesquisas mostram que hoje a aprovação é de apenas 10%.
CONTRA Randolfe Rodrigues Rede - AP Estamos diante uma grave incoerência. Vamos afastar a presidente por seis decretos suplementares. Michel Temer assinou nove. Cadê o processo de impeachment de Temer?
A FAVOR Marcelo Crivella PRB - RJ Não resta dúvida de que houve crime de responsabilidade cometidos em sua gestão. O voto que profiro não é de condenação da presidenta, mas de abertura do processo. Esse processo deve buscar a Justiça. Peço a Deus que sejamos justos, não justiceiros.
CONTRA Roberto Requião PMDB - PR Vejo o desastre se aproximando porque ninguém conserta o país com o neoliberalismo que quebrou a Europa. O meu voto é contra a besteira, a monumental asneira que é o impeachment da presidente neste momento.
A FAVOR Alvaro Dias PV - PR Esse processo de impeachment começou há alguns anos. Em 2005, em meio ao escândalo do mensalão, sugeri o impeachment do presidente Lula. Não houve apoio. Depois, os escândalos se sucederam.
A FAVOR Wilder Morais PP - GO A denúncia contra a presidente tem todos os elementos para ser aceita. Além do mar de ilegalidades, a economia pagou um alto preço, agoniza e pede socorro. Porém as instituições se mostraram fortes. O brasileiro continua de pé graças à própria luta.
A FAVOR Aécio Neves PSDB - MG Foi o descontrole da economia que levou o Brasil à maior recessão de nossa história republicana. Eu me lembro que nos últimos debates presidenciais alertava a senhora presidente das pedaladas fiscais que estavam sendo feitas.
A FAVOR Eduardo Amorim PSC - SE A presidente extrapolou sua competência desrespeitando a Lei Orçamentária e, consequentemente, a Constituição. Houve, sim, os crimes de responsabilidade por ela praticados. Ocorreram, sim, as pedaladas fiscais. O país está quebrado, sem credibilidade
CONTRA Fátima Bezerra PT - RN Na ausência de crimes de responsabilidade, a oposição, derrotada 4 vezes nas eleições e que busca tomar o poder de assalto, se viu obrigada a inventá-los. Sairemos desse jogo de cartas marcadas de cabeça erguida. Golpistas não serão perdoados jamais.
A FAVOR Acir Gurgacz PDT - RO Vamos juntos com o STF assegurar o direito de defesa da presidente Dilma e julgar com calma e critérios técnicos para que possamos virar essa página e tirar o Brasil dessa crise.
CONTRA Jorge Viana PT - AC Não é justo o que estão tentando fazer com a democracia brasileira. Não estão tentando cassar a presidenta Dilma, mas a soberania do voto popular. O Senado está escrevendo uma das páginas mais tristes dos seus 190 anos.
A FAVOR José Agripino DEM - RN Vou votar pelo impeachment, primeiro, por razões de ordem legal. Depois, porque é a única oportunidade de repor o governo. Vai ser a salvação nacional? Não sei. Mas um governo de emergência com melhores condições que o atual, sem nenhuma dúvida.
A FAVOR José Maranhão PMDB - PB A população que está nas ruas clamando por mudanças e tem a consciência social do que está acontecendo pode até não entender de ciência política, mas está sentindo os efeitos mais gravosos dessa crise. E tem o direito de clamar por mudanças.
CONTRA Angela Portela PT - RR Ao contrário do que muitos repetem, esse processo tem apenas uma legalidade formal: cumpre os ritos previstos na Constituição. Mas afronta o seu espírito democrático ao usá-la como uma indisfarçável manobra política de remoção de uma adversária.
A FAVOR Cristovam Buarque PPS - DF Não fui eu que mudei, foi a esquerda que envelheceu. A esquerda que está há 13 anos no poder e demonstra um desapego à democracia, manipulando, cooptando, criando narrativas [de golpe] em vez de análises.
A FAVOR Dário Berger PMDB - SC Que país é esse que nós estamos vivendo? Não há como ficar indiferente a tudo que está acontecendo na vida pública do Brasil. O que é certo é que, como está, não podemos ficar. Não estou fazendo o que estou fazendo com prazer, é com absoluta tristeza
A FAVOR Sérgio Petecão PSD - AC A presidente sofre hoje um processo em razão de ter cometido um crime de responsabilidade fiscal. Além do mais, o processo não foi iniciado pela oposição, como é dito aqui por alguns oradores, mas por um ex-fundador do PT, doutor Hélio Bicudo.
CONTRA Telmário Mota PDT - RR Em 1987, Renato Russo lançou a música 'Que país é esse?' Esse é o país que toma no tapetão o mandato de uma presidente. Que condena quem resgatou as políticas sociais.
A FAVOR Romário PSB - RJ O que votamos hoje é a possibilidade de conhecer melhor os fatos. Estaremos debruçados com mais tempo e profundidade sobre o processo e os argumentos de cada lado.
A FAVOR Ricardo Ferraço PSDB - ES Para mim está claro o desrespeito, a lesão premeditada e dolosa da lei orçamentária. O expediente usado foi criar um álibi através da alteração da meta fiscal, como se pudesse limpar a cena do crime.
A FAVOR Magno Malta PR - ES O [publicitário] Duda Mendonça criou o Lulinha paz e amor e a peça de marketing fez com que sonhássemos junto com eles. Os fundamentos da economia desse país foram dados nos dois governos do Fernando Henrique.
A FAVOR Lúcia Vânia PSB - GO A irresponsabilidade na questão fiscal irá impor sacrifícios para as futuras gerações
A FAVOR Zeze Perrella PTB - MG O que esse pessoal fez com o Brasil foi uma coisa inacreditável. Os motivos para votar o impeachment não são só as pedaladas fiscais, o que já seria suficiente.
A FAVOR Ronaldo Caiado DEM - GO O que estamos fazendo nesta tarde é interromper este ciclo danoso, que começou a deterioração do processo populista, demagógico, bolivariano. A população nos alertou: não vamos deixar acontecer no Brasil o que está ocorrendo na Venezuela.
A FAVOR Ataídes Oliveira PSDB - TO Quero falar para você, Lula, que está nos assistindo. Acredito que a culpa de todo esse desastre é sua. Foi você quem botou essa criatura para governar o país. A Dilma vai ser cassada e o [juiz] Sergio Moro vai te convidar para bater um bom papo.
A FAVOR Marta Suplicy PMDB - SP O que está em jogo nesse momento é a oportunidade de um grande pacto. Confio na possibilidade de montarmos um amplo leque de forças e apoios sociais e políticos. Trabalhadores e empresários, em torno de um governo de união nacional.
A FAVOR Aloysio Nunes Ferreira PSDB - SP A presidente será afastada definitivamente, não tenho dúvida nenhuma. Ela perdeu as condições de governar este país. Não há ninguém que acredite, nem mesmo seus defensores.
A FAVOR José Medeiros PSD - MT Dizer que 54 milhões de votos dão legitimidade à presidente para fazer o que quiser não é verdade. Ela está debaixo do guarda-chuva legal deste país, que tem no ápice a Constituição Federal
A FAVOR Ana Amélia PP - RS Não temos nenhuma alegria e nenhuma satisfação de estar julgando um político. Não é feliz o momento de hoje mesmo sabendo da responsabilidade que paira sobre os nossos ombros.
A FAVOR Edison Lobão PMDB - MA Não vim aqui tripudiar sobre uma gladiadora ferida. O voto que é da lei não é contra a presidente, mas pela admissibilidade do processo. A votação de hoje não encerra o processo, só autoriza.
A FAVOR Raimundo Lira PMDB - PB Sem entrar no mérito, voto pela admissibilidade do processo de impeachment.
A FAVOR Romero Jucá PMDB - RR A legitimidade desta decisão do Congresso é constitucional e expressada majoritariamente nas ruas. Me desculpem aqueles que estão em desacerto mental, mas não vamos aceitar agressões contra o vice-presidente e o PMDB.
A FAVOR Benedito de Lira PP-AL Acredito que dispomos dos elementos suficientes para perseverar na busca da verdade e que a provável aprovação da admissibilidade do impeachment representa a oportunidade de ambos os lados de aprofundar as questões levantadas até aqui.
A FAVOR Ivo Cassol (PP-RO) Espero que o presidente Michel Temer coloque os 17 laboratórios do Ministério da Ciência e Tecnologia, mais os laboratórios das Forças Armadas, para fabricar a ?pílula do câncer? e entregue sem custo à população.