VERSÃO DE IMPRESSÃO
Sonora
30/09/2013 09:00:00
Motofretistas e mototaxistas recebem curso especializado gratuito em Sonora
Uma parceria entre a prefeitura e o Detran/MS (Departamento de Trânsito de Mato Grosso do Sul) resultou no curso especializado obrigatório para motofretistas e mototaxistas, que começou nesta segunda-feira (30), no plenário da câmara de Sonora.

Da assessoria/LD

Foto: Divulgação
\n Uma parceria entre a prefeitura e o Detran/MS (Departamento de Trânsito de Mato Grosso do Sul) resultou no curso especializado obrigatório para motofretistas e mototaxistas, que começou nesta segunda-feira (30), no plenário da câmara de Sonora.

Ao todo, 102 profissionais se inscreveram, de Coxim e Sonora, para a capacitação gratuita. Para o prefeito de Sonora, Yuri Valeis (PR), a qualificação desses profissionais é sinônimo de segurança no trânsito, para motoristas e pedestres.

O diretor de Trânsito de Sonora, advogado Diogo Camatte Markus, explicou que o curso é dividido em duas etapas, sendo uma teórica e outra prática, totalizando 30 horas. O curso passou a ser obrigatório com a publicação da Resolução de número 410 do Contran (Conselho Nacional de Trânsito).

De acordo com a Lei 12.009, para o exercício do mototáxi e do motofrete é necessário que o profissional tenha completado 21 anos, possua habilitação por pelo menos dois anos na categoria “A”, utilize colete de segurança dotado de dispositivos retrorrefletivos e seja aprovado em curso especializado, regulamentado pelo Conselho.

“Além da capacitação, que vai garantir prestação de serviços com mais qualidade, vamos envolver os motoristas, com a finalidade de conscientizar, pois com um trânsito seguro quem ganha é a sociedade”, finalizou o prefeito, que foi representado na abertura pelo presidente da câmara, Jansen Peixoto Barbosa (PTB).

Além de Jansen, todos os vereadores de Sonora participaram da solenidade de abertura, assim como o gerente de Trânsito de Coxim, Anacleto Sobrinho e o vereador de Coxim, Franciel Oliveira (PSB).

Na sessão desta segunda-feira, o vereador de Sonora, Camilo José Pereira (PMDB), parabenizou a iniciativa do prefeito, que viabilizou o curso de forma gratuita através do governo do Estado. \n \n