Da assessoria/SF
Nesta quarta-feira (27), os renais crônicos de Sonora iniciaram uma nova fase em suas vidas. Eles começaram a fazer diálise no Centro de Hemodiálise do Hospital Regional Álvaro Fontoura, inaugurado no último dia 11 para atender toda a região norte de Mato Grosso do Sul.
O município conta com cinco pacientes, que antes tinham de viajar para Campo Grande para fazer diálise três vezes por semana. Segundo a gerente de saúde, Fátima Valente, os renais crônicos saiam de Sonora no domingo a noite, passavam a semana na capital e retornavam na sexta à noite, passando apenas o fim de semana com a família.
O prefeito Yuri Valeis (PSDB) explicou que a prefeitura custeava a estadia e a alimentação dos pacientes, mas, por outro lado, eles ficavam longe das famílias durante a semana, o que não vai mais acontecer. Agora, a prefeitura vai transportar os pacientes três vezes por semana - as segundas, quartas e sextas - para que o tratamento seja feito em Coxim.
Ao final das manhãs eles voltam para suas casas, em Sonora, onde ficam ao lado dos familiares. “Não é um tratamento fácil e poder contar com apoio daqueles que nos amam pode fazer toda a diferença na vida dos renais crônicos”, ponderou o prefeito.
Apesar de todo o sofrimento, Silvio Inácio Filho e Valdineia Gonçalves estão comemorando a nova fase. Com uma viagem curta eles fazem a diálise e retornam para suas casas. Eles foram os primeiros de Sonora a fazerem a diálise e estavam otimistas com a nova fase, enfatizando que poderão ter uma vida mais ativa.