VERSÃO DE IMPRESSÃO
Sonora
11/06/2013 07:48:08
Sonora pretende imunizar 1.260 crianças contra a Poliomielite
Este ano, a gerência de Saúde tem como meta imunizar 1.260 crianças menores de cinco anos, conforme a coordenadora de Imunização, Maria Paula de Campos.

Da Assessoria/LD

Foto: Divulgação
\n No sábado (08), a prefeitura de Sonora deu início à campanha de vacinação contra a Poliomielite. Este ano, a gerência de Saúde tem como meta imunizar 1.260 crianças menores de cinco anos, conforme a coordenadora de Imunização, Maria Paula de Campos.

A campanha segue até o dia 21 em todos os Postos de Saúde da Família e na Unidade Básica. Durante o lançamento da campanha, a gerente de Saúde, Fátima Valente, enfatizou a importância de vacinar as crianças e contribuir para que o Brasil continue livre da doença, que foi erradicada nos anos 90.

Fátima lembrou que os pais podem aproveitar a oportunidade para atualizar a carteirinha dos filhos, com vacinas do calendário básico. De acordo com o prefeito Yuri Valeis (PR), o esforço coletivo dos funcionários da Saúde tem feito a diferença, “principalmente porque é um setor que precisa atingir metas preconizadas pelo Ministério da Saúde”, emendou o prefeito.

A doença

A poliomielite ou “paralisia infantil” é uma doença infectocontagiosa viral aguda, caracterizada por um quadro de paralisia flácida, de início súbito. O déficit motor instala-se subitamente e a evolução dessa manifestação, frequentemente, não ultrapassa três dias.

Acomete em geral os membros inferiores, de forma assimétrica, tendo como principal característica a flacidez muscular, com sensibilidade conservada e arreflexia no segmento atingido. \n \n