VERSÃO DE IMPRESSÃO
Tecnologia
26/02/2017 08:42:00
Adeus 4K? Display 5K já é realidade; saiba tudo sobre a tecnologia

G1/LD

Monitores e Smart TVs 4K conquistaram diversos usuários nos últimos anos com imagens mais nítidas. Mas e agora, para onde vai a tecnologia? O display sucessor do Ultra HD, o 5K, já é realidade em produtos de diversas fabricantes e promete exibir vídeos com qualidade próxima a visão natural, como se o espectador estivesse de fato no ambiente reproduzido na tela.

Para saber tudo sobre a qualidade de imagem e se preparar para o 5K confira, a seguir, os principais detalhes dos displays. Assim como qualquer tecnologia recente, a tela com 5120 x 2880 ainda está engatinhando, contando com poucas opções de aparelhos e menos conteúdos que a resolução anterior.

Como funciona/Qualidade de imagem

Uma TV ou monitor 5K oferece resolução de 5120 x 2880, com 14,7 milhões de pixels, o que significa quase o dobro de uma tela 4K e sete vezes mais que um display HD. De forma parecida com o Ultra HD, a resolução 5K é melhor observada quando o usuário está mais próximo do aparelho. Assim, a diferença e evolução na qualidade de imagem pode ser mais vantajosa em monitores, que costumam ficar mais próximos dos olhos do que uma TV.

Monitores e TVs 5K

Grandes fabricantes como Apple, LG, HP e Samsung já oferecem produtos com tecnologia 5K. Há monitores como o do iMac com tela de Retina, o UltraSharp 27 UP2715K e o HP Z27q 27-inch. Entre as Smart TVs, a LG possui a TV UHD5K e a Samsung o modelo QM105D, ambos com 105 polegadas.

Em parceria com a Apple, a LG lançou o monitor UltraFine 5K para Mac, mas o modelo apresentou problemas de interferência com roteadores, mas continua sendo vendido na Apple Store.

Como é de se imaginar, os preços das telas 5K são altos, principalmente quando chegam ao Brasil. A TV da LG custa R$ 200 mil e o UltraSharp da Dell está à venda por cerca de R$ 7.800 no mercado nacional.

Conteúdo

Se os aparelhos ainda são poucos, os conteúdos estão disponíveis em números ainda menores. Por enquanto praticamente não há filmes e séries em 5K. Assim, uma das opções para quem já quer garantir um aparelho com a resolução é trabalhar com jogos ou edição de fotos e vídeos, que nesses casos podem surpreender com a qualidade das imagens.

Uma atualização do Windows 10 Creator prevista para 2017 poderá trazer novidades para a tecnologia 3D e, com ela, um possível suporte para o 5K. Enquanto isso, o sistema operacional da Microsoft ainda sofre com problemas de otimização para a resolução.

Adeus 4K?

Se você gosta de manter seus aparelhos atualizados com as tecnologias mais recentes e acabou de investir alto em um monitor ou uma TV com qualidade Ultra HD 4K pode ficar tranquilo. A resolução de 3840 x 2160 ainda deve demorar alguns anos para ficar ultrapassada.

Com poucos modelos no mercado e praticamente nenhum conteúdo popular disponível, a tecnologia ainda tem preço alto para uma compra que não vale a pena por enquanto, mesmo com as imagens totalmente nítidas.