VERSÃO DE IMPRESSÃO
Tecnologia
06/01/2017 16:40:00
Brasil volta a ter internet 'parcialmente livre', diz relatório sobre liberdade na rede

G1/LD

O Brasil viu a liberdade na internet e em mídias digitais cair nos últimos meses, o que levou o país a ser classificado como “parcialmente livre” e não mais como “livre”, segundo informações do relatório "Freedom of the Net 2016" divulgado pela Freedom House nesta sexta-feira (6). A última vez que o Brasil tinha obtido essa classificação foi em 2013.

A organização analisa o grau de liberdade de expressão de ideias de usuários na internet e a livre utilização de mídias sociais e outras ferramentas digitais. Segundo o relatório, essa mudança de status é relacionada a fatores como bloqueios sofridos pelo aplicativo Whatsapp e às práticas de provedores de internet que passaram a ser "injustas" para consumidores.

Aumentaram prisões por 'likes' no Facebook

Ainda de acordo com o estudo, usuários de mídias sociais enfrentaram penalidades sem precedentes no ano passado. Pessoas de 38 países diferentes foram presas por publicações em redes sociais.

Em todo mundo, 27% de todos os internautas vivem em países onde pessoas foram presas por publicar, compartilhar ou simplesmente dar 'like" em algum conteúdo no Facebook.

Segundo a Freedom House, governos estão cada vez mais atentos a aplicativos de mensagens como WhatsApp e Telegram. O relatório mostra ainda que houve mais restrição às redes sociais e aplicativos de comunicação. O número de países onde ocorreram detenções por conta de redes sociais aumentou em mais de 50% desde 2013.