Correio do Estado/LD
Desde a sua primeira edição na era moderna, em 1896, os Jogos Olímpicos são momentos de fortes emoções para atletas e os aficionados por esportes. Depois da abertura, no Rio de Janeiro, milhares de atletas começaram a representar a força e o orgulho de seus países, enquanto o mundo vibra com cada uma das competições.
Para celebrar cada um dos momentos, o Google está focado em oferecer o que há de melhor em cada uma de suas ferramentas, permitindo aos atletas e ao público que acompanha a Olimpíada desfrutar dos jogos a partir de qualquer ponto do planeta.
Existe a possibilidade de conferir o cronograma das competições, visualizar todo o quadro de medalhas, saber o resultado de cada uma das disputas e conferir tendências de busca sobre os atletas, as modalidades e os países.
Outro detalhe interessante é poder acompanhar todos os bastidores e o entorno dos eventos pelo YouTube, além de explorar o Rio de Janeiro por completo no Google Maps e conhecer as tendências de busca de todo o mundo por meio do Google.
Ao pesquisar por “Jogos Olímpicos” ou sobre algum dos esportes e dos seus atletas favoritos, o Google mostrará um painel com as informações na parte superior da página de resultados. No painel, há informações sobre os resultados, calendário das modalidades e dados sobre as delegações. Se a busca for com o aplicativo Google para Android ou iOS, há a opção de receber atualizações automáticas dos eventos que acontecerão nos jogos.
Para manter-se atualizado, emissoras oficiais em mais de 60 países destacarão seus vídeos sobre os jogos no YouTube. Em 17 países da América Latina, exceto o Brasil, ao fazer a busca de uma modalidade no YouTube, se a competição estiver acontecendo naquele momento, é possível acompanhá-la ao vivo. Se já acabou, o YouTube mostrará os momentos mais importantes. Além disso, há a possibilidade de ver as biografias dos atletas, resumos diários das modalidades e os seus momentos-chave.
Com o intuito de capturar toda a atmosfera dos jogos no Rio de Janeiro, 15 youtubers farão transmissões ao vivo. São criadores como Felipe Castanhari, Liza Koshy, Brodie Smith, Ben Brown, Caeli e Chloe Morello que farão seu recorte dos bastidores e tudo o que é possível fazer na capital carioca. Os youtubers usarão a função de streaming do YouTube e as câmeras 360° espalhadas pelo Rio de Janeiro.
Com Google Maps e Street View, todos podem desfrutar da magia do Rio de Janeiro. Mesmo que estejam do outro lado do planeta, poderão se transportar para os lugares onde os atletas farão a história nas competições. As vitórias e surpresas ocorrem no período olímpico. Isso é só apenas uma amostra do que o Google se transformará no guia durante os jogos do Rio de 2016.