Tecnologia
04/08/2012 10:34:48
Hotmail: Microsoft abandona marca após 16 anos
Ele foi substituído pelo Outlook e visualmente reformulado, em uma tentativa de reverter as perdas no mercado ocasionadas principalmente pelo crescimento do Gmail, do Google.
Terra/SF
\n \n A Microsoft anunciou na última terça-feira que abandonaria a marca de\n um dos serviços de e-mail pioneiros na internet: o Hotmail. Ele foi substituído\n pelo Outlook e visualmente reformulado, em uma tentativa de reverter as perdas\n no mercado ocasionadas principalmente pelo crescimento do Gmail, do Google.\n \n O Hotmail nasceu em 4 de julho de 1996, criado por uma startup fundada\n por Sabeer Bhatia e Jack Smith no Vale do Silício. Foi um dos primeiros\n serviços a oferecer e-mail gratuito baseado na web. Aos 16 anos, o Hotmail se\n despede com 36% do mercado e o posto de maior serviço de e-mails do mundo, com\n 324 milhões de usuários, segundo o comScore. Porém, tem perdido usuários\n rapidamente desde o lançamento do Gmail, que alcançou 31% do mercado em junho.\n O Yahoo! Mail se mantém praticamente estável com 32% dos usuários.\n \n Nascido "HoTMaiL", para enfatizar em seu nome que usava HTML\n na interface do usuário na web, o serviço se tornou popular muito rapidamente,\n gerando o interesse de uma gigante da tecnologia, a Microsoft. O serviço de\n e-mails foi comprado pela empresa de Redmond no final de 1997, em um negócio\n estimado em US$ 400 milhões.\n \n Falhas de segurança\n \n O Hotmail passou por graves falhas de segurança em sua história. Em 1999,\n quando o serviço tinha 50 milhões de usuários, um grupo hacker divulgou uma\n brecha de segurança que deixava exposta qualquer conta de e-mail. Com uma linha\n simples de código, qualquer conta podia ser acessada com a senha\n "eh". Na época, a revista Wired destacou que o caso foi o incidente\n de segurança mais difundido na história da web.\n \n Uma outra falha grave de segurança aconteceu em 2001, quando\n descobriu-se que as mensagens de qualquer usuário poderiam ser lidas com a\n simples alteração da URL das mensagens. Diversos sites publicaram tutoriais\n ensinando como explorar a brecha, deixando a privacidade dos usuários\n vulnerável em agosto daquele ano.\n \n Chegada do Gmail\n \n O Hotmail surgiu em 1996 com 2 MB de capacidade e assim permaneceu até\n 2004, quando o Google lançou o Gmail, que oferecia, à época, 1 GB. Tido\n inicialmente como uma das piadas de 1º de abril da gigante das buscas, o Gmail\n mexeu com as estruturas dos serviços de e-mail da época. \n \n Bill Gates fez pouco caso do lançamento do Google. No livro In the Plex,\n o autor Steven Levy conta que o fundador da Microsoft achou esquisito tanta\n espaço de armazenamento para um webmail, e duvidou quando o jornalista contou\n que já havia ocupado metade da capacidade. "O que você tem lá? Filmes?\n Apresentações de PowerPoint? Quantas mensagens você guarda? Estou tentando\n entender se isso se deve à quantidade de e-mails ou ao tamanho deles",\n teria dito.\n \n É claro que o serviço de e-mail da Microsoft não parou no tempo quando\n o assunto era armazenamento. O serviço oferece capacidade ilimitada, enquanto o\n Gmail está na casa dos 10 GB.\n \n Windows Live Mail\n \n Essa não é a primeira vez que a Microsoft abandona o nome Hotmail para\n o seu serviço de e-mail. Em 2005, a companhia pretendia eliminar a marca em\n etapas, quando começou a integrar diversos serviços sob o guarda-chuva do\n Windows Live, como por exemplo, e-mail e a ferramenta de mensagens\n instantâneas. Os desenvolvedores, porém, pediram o retorno do nome antigo.\n \n O Hotmail não era atualizado desde então. "Muita coisa mudou nos\n últimos oito anos e acreditamos que seja a hora de um e-mail de cara\n nova", afirmou Chris Jones, o vice-presidente da divisão Windows Live da\n Microsoft, em um post no blog da empresa.\n \n Desta vez, porém, parece que a mudança é para sempre. No esforço para\n reconquistar o crescimento, o nome Outlook, uma marca conhecida pela maior\n parte dos trabalhadores de escritório que utilizam o e-mail do Microsoft\n Office, é tão importante quanto melhorar a experiência do usuário. \n \n