CE/LD
Conforme divulgado pelo Ministério das Comunicações, cerca de 28 municípios de Mato Grosso do Sul poderão receber o sinal da internet 5G e, com isso , o Estado passará a ter cobertura de 100% do serviço.
Cabe às operadoras que adquiriram os lotes na faixa 3,5 GHz, a partir da próxima segunda-feira (5), solicitar à Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), o licenciamento de ativação das estações da internet 5G.
Instalação gradual
Com relação ao pedido de liberação que as empresas de telefonia precisam solicitar à Aneel, portanto tendo a permissão, isso não implica que a instalação das redes será feita de imediato nas regiões contempladas.
A implementação do serviço ficará por conta da organização de cada prestadora de serviço.
“A implantação do 5G está avançando a passos largos e estamos nos esforçando ao máximo para conseguir antecipar os prazos previstos no leilão. O sinal já está disponível em todas as capitais e a nossa missão é levá-lo até as pequenas cidades, para que toda a população brasileira para usufruir dos benefícios desse serviço” , disse o ministro das Comunicações, Juscelino Filho.
Segundo o Ministério das Comunicações no país serão atendidos 4.808 municípios com a faixa de 3,5 GHz disponível para utilização por estações do 5G standalone, ocupados por aproximadamente 197 milhões de brasileiros.
Por meio da Agência Nacional de Telecomunicações, é possível verificar os municípios em que o serviço 5G está liberado, sendo que no Estado, 51 municípios estão com a tecnologia ativa.
O Estado, segundo a Estação Rádio Base e de Estações Móveis da Telefonia Móvel (ou Serviço Móvel Pessoal (SMP) conta com quatro operadoras com serviço nos 79 municípios com 1.360 estações.
Veja a lista dos municípios
Alcinópolis
Amambai
Anaurilândia
Aparecida do Taboado
Aral Moreira
Bandeirantes
Bataguassu
Batayporã
Camapuã
Cassilândia
Coronel Sapucaia
Costa Rica
Coxim
Eldorado
Figueirão
Iguatemi
Japorã
Maracaju
Mundo Novo
Paranhos
Pedro Gomes
Rio Negro
Santa Rita do Pardo
São Gabriel do Oeste
Sete Quedas
Sidrolândia
Tacuru
Taquarussu
Campo Grande, uma das capitais selecionadas para receber a tecnologia “5G puro”, a funcionalidade entrou em vigência em setembro de 2022.
Interferência
Como antenas convencionais utilizam o mesmo sinal da faixa de 3,5 GHz, para evitar a falha na recepção do sinal, a Entidade Administradora de Faixa (EAF) iniciou a mudança de recepção do sinal de televisão aberta.
Os usuários que recebem transmissão com uso de antena parabólica precisam adaptar o equipamento para que o sinal do 5G não interfira na transmissão televisiva.
Munícipes que forem inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), devem pedir o kit gratuito para realizar a adaptação necessária do equipamento.
Em caso de dúvidas o usuário pode telefonar gratuitamente por meio do número 0800-729-2404 ou por meio do site (www.sigaantenado.com.br).