Tecnologia
07/03/2014 09:00:00
Internet já é segundo meio de comunicação preferido pelos brasileiros, diz pesquisa
O levantamento foi realizado em duas rodadas, a primeira no mês de dezembro de 2012 e a segunda em fevereiro de 2013 por 200 pesquisadores.
R7/PCS
A internet está presente em 47% dos lares brasileirosnbsp;e é o terceiro\n meio de comunicação mais acessado pelos brasileiros, segundo Pesquisa de Mídia\n divulgada nesta sexta-feira (7) pela Secretaria de Comunicação da Presidência\n da República. No entanto, a internet ocupa o segundo lugar na preferência dos entrevistados,\n atrás da televisão.\n \n Quando questionados sobre qual o veículo de comunicação preferido, 76,4% dos\n entrevistados responderam que preferem a televisão. A internet já vem em\n segundo lugar: 13,1% dos brasileiros citam a rede como meio de comunicação\n preferido. Entre os mais jovens 16 a 25 anos a preferência pela internet\n sobe e chega a 25%, enquanto a televisão cai para 70%.\n \n A primeira edição da pesquisa ouviu 18.312 brasileiros de 848 municípios dos\n 26 Estados brasileiros e do Distrito Federal. O levantamento foi realizado em\n duas rodadas, a primeira no mês de dezembro de 2012 e a segunda em fevereiro de\n 2013 por 200 pesquisadores.nbsp;\n \n Entre os entrevistados, 53% nunca acessaram ou não costumam acessar a\n internet, já 26% acessam diariamente. Entre os jovens com menos de 25 anos, 77%\n têm contato com a internet, pelo menos, uma vez por semana.\n \n A maioria dos entrevistados, 84% ainda acessam a rede por computador,\n enquanto 40% costumam navegar pelo celular e 8% utilizam tablets.\n \n O acesso cresce à medida que sobe o grau de escolaridade. Enquanto 87% dos\n entrevistados com nível superior acessam a internet, apenas 8% daqueles que\n estudaram até a 4ª série navegam com a mesma frequência.\n \n Quanto maior a cidade, maior o acesso à rede. Enquanto 34% dos entrevistados\n que moram em cidades com menos de 20 mil habitantes usam a internet pelo menos\n uma vez por semana, 56% dos que responderam à pesquisa e dizem usar com mais\n frequência estão em grandes centros urbanos.\n \n Segundo a pesquisa, 97% dos brasileiros assistem TV, 61% ouvem rádio, 47%\n acessam internet, enquanto 25% leem jornais e 15%, revistas. De segunda a\n sexta-feira, 80% dos entrevistados preferem ver na TV programas jornalísticos.\n \n \n