VERSÃO DE IMPRESSÃO
Tecnologia
31/05/2012 09:00:00
Klout: site dá nota para influência exercida por pessoas e empresas nas redes sociais
Você é influente na internet? Uma ferramenta desenvolvida nos Estados Unidos encontrou uma maneira de responder a essa pergunta de maneira matemática.

Estadão/PCS

\n \n Você\n é influente na internet? Uma ferramenta desenvolvida nos Estados Unidos\n encontrou uma maneira de responder a essa pergunta de maneira matemática.
Mais\n que um site ou uma novanbsp;mídia social, o Klout é uma matriz virtual que\n cruza dados dos perfis espalhados, entre outros, pelo Facebook, Twitter,\n Google+, Foursquare e dá uma nota, de zero a 100, sobre o nível de relevância\n do usuário analisado. \n \n A\n ideia virou moda há pelo menos um ano e meio, tempo em que vem sendo utilizada\n pelos frequentadores das redes sociais, principalmente os mais assíduos e\n entendidos do assunto. O que geralmente motiva esses usuários é a competição\n pura e simples. Algo como: "meu ranking no Klout é superior ao seu". \n \n No\n entanto,nbsp;como o Klout pode funcionar no ambiente corporativo? Qual é, de\n fato, a importância dessa ferramentanbsp; para as estratégias de comunicação e\n as ações de relacionamento de uma empresa?\n \n Segundo\n o professor de redes sociais no curso de marketing digital da ESPM, Alexandre\n Marquesi, o Klout pode ser, sim, muito útil para o pequeno e médio empresário.\n A ferramenta, diz o especialista,nbsp;funciona como um termômetronbsp;da\n imagem da empresa paranbsp;formadores de opinião.\n Onbsp;Kloutnbsp;apontanbsp;onbsp;alcance e anbsp;capacidadenbsp;de\n mobilizaçãonbsp;de quem estánbsp;falando – mal ou bem – de uma determinada\n marca na internet.\n \n “Quando\n uma pessoa comenta sobre uma empresa nas mídias sociais, principalmente uma\n pequena empresa, é fundamental saber qual o poder de influência que ela tem.\n Quem são seus seguidores no Twitter ou amigos no Facebook, e até que ponto eles\n consideram relevante determinada opinião”, explica.\n \n Para\n tanto, o Klout utiliza-se de 35 variáveis capazes de mensurar a influência de\n uma pessoa nas redes sociais. E por influência ele leva em conta basicamente\n três fatores: o alcance da audiência; o quão relevante é essa audiência; e o\n volume de ações que geram as mensagens de um determinado perfil, como retuítes\n (o reenvio de mensagens por outros tuiteiros),nbsp; além de comentários e\n “curtidas” no Facebook.\n \n O\n índice médio das pessoas no Klout é de cerca de 20 pontos. Chegar ao valor\n máximo, que é 100, é tarefa difícil, para não dizer quase impossível. O astro\n adolescente Justin Biebier alcançou esse feito, foi nota máxima dentro do\n Klout, seguido pelo presidente norte-americano Barack Obama, que ostenta um\n índice 94.
No Brasil, um dos destaques é o empresário Eike Batista, nota 77 no\n Klout (o megainvestidor Warren Buffet tem 64 pontos). Dilma Rousself, que não é\n tão atuante nas mídias sociais, tem seusnbsp;65 pontos.