Tecnologia
10/01/2013 11:08:21
Nova pulseira de parques da Disney levanta polêmica sobre privacidade
A Walt Disney anunciou uma série de novas ferramentas tecnológicas que foram criadas com o objetivo de facilitar a visita aos seus parques temáticos, mas também despertaram uma discussão sobre uma possível invasão da privacidade dos turistas.
G1/HJ
\n \n A\n Walt Disney anunciou uma série de novas ferramentas tecnológicas que foram\n criadas com o objetivo de facilitar a visita aos seus parques temáticos, mas\n também despertaram uma discussão sobre uma possível invasão da privacidade dos\n turistas.nbsp;\n \n No\n blog\n oficial dos parques, o presidente do complexo, Tom Staggs, descreveu alguns\n recursos que já estão sendo testados há alguns meses e que, segundo ele,\n estarão disponíveis ao longo deste ano para os visitantes.
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\n Uma das principais ferramentas é uma pulseira chamada MagicBand, dotada de\n tecnologia de identificação por radiofrequência, que servirá como ingresso para\n os parques temáticos, chave do quarto nos hotéis do complexo e sistema para\n agendar horários para os brinquedos e jantares nos restaurantes.\n \n Ela\n também poderá conter os dados sobre o cartão de crédito do visitante, para\n pagamento das despesas na hora, sem necessidade de tirar a carteiro do bolso.
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\n Foi essa pulseira que gerou discussão nos Estados Unidos. A mídia americana\n citou preocupações com a privacidade e a segurança dos hóspedes, que poderiam\n ter seu comportamento monitorado nos mais mínimos detalhes: o que compraram, em\n quais atrações andaram, quanto tempo esperaram na fila, até de quais bonecos\n apertaram a mão.\n \n Especula-se\n que essas informações possam ser usadas, por exemplo, em campanhas de marketing\n altamente personalizadas.
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\n Alguns internautas também expuseram seus questionamentos em comentários no post\n de Staggs no blog. Você pode elaborar melhor quais dados serão coletados e\n como isso será usado? O visitante pode optar por não ter suas informações\n pessoais usadas em ações de marketing futuras?, perguntou um usuário.
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\n Não estou tão preocupada com a privacidade, mas duvido que eu libere meu\n número de cartão de crédito para ser incluído na pulseira, disse outra\n usuária, colocando em dúvida a segurança do sistema.
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\n Staggs respondeu aos questionamentos no próprio blog. Segundo ele, garantir a\n segurança das informações é obviamente muito importante para a empresa.\n Ninguém está mais focado nisso do que nós mesmos. Todos esses recursos são\n opcionais, e os visitantes poderão escolher quais informações desejam\n compartilhar com a gente.\n \n Segundo\n ele, os dados pessoais de cada visitante não ficarão armazenados na MagicBand.\n \n Aplicativo para smartphone
\n Além da pulseira, a nova experiência que a Disney quer criar, chamada em seu\n conjunto de MyMagic+, inclui um site e um aplicativo para smartphone\n denominados "My Disney Experience" (Minha Experiência Disney) .\n \n Eles\n trariam informações em tempo real sobre o que está acontecendo nos parques e\n permitiriam mudar a programação e os agendamentos a qualquer momento, inclusive\n durante o passeio.
\n nbsp;
\n O projeto se dirige tanto para os que gostam de planejar cada detalhe do\n passeio com antecedência quanto para os que preferem se antecipar pouco e\n deixar o dia correr espontaneamente, afirmou Staggs no blog.nbsp;\n \n Para\n ele, o conjunto de novas ferramentas vai proporcionar uma experiência\n completamente inovadora aos visitantes.\n \n \n \n \n
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\n Uma das principais ferramentas é uma pulseira chamada MagicBand, dotada de\n tecnologia de identificação por radiofrequência, que servirá como ingresso para\n os parques temáticos, chave do quarto nos hotéis do complexo e sistema para\n agendar horários para os brinquedos e jantares nos restaurantes.\n \n Ela\n também poderá conter os dados sobre o cartão de crédito do visitante, para\n pagamento das despesas na hora, sem necessidade de tirar a carteiro do bolso.
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\n Foi essa pulseira que gerou discussão nos Estados Unidos. A mídia americana\n citou preocupações com a privacidade e a segurança dos hóspedes, que poderiam\n ter seu comportamento monitorado nos mais mínimos detalhes: o que compraram, em\n quais atrações andaram, quanto tempo esperaram na fila, até de quais bonecos\n apertaram a mão.\n \n Especula-se\n que essas informações possam ser usadas, por exemplo, em campanhas de marketing\n altamente personalizadas.
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\n Alguns internautas também expuseram seus questionamentos em comentários no post\n de Staggs no blog. Você pode elaborar melhor quais dados serão coletados e\n como isso será usado? O visitante pode optar por não ter suas informações\n pessoais usadas em ações de marketing futuras?, perguntou um usuário.
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\n Não estou tão preocupada com a privacidade, mas duvido que eu libere meu\n número de cartão de crédito para ser incluído na pulseira, disse outra\n usuária, colocando em dúvida a segurança do sistema.
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\n Staggs respondeu aos questionamentos no próprio blog. Segundo ele, garantir a\n segurança das informações é obviamente muito importante para a empresa.\n Ninguém está mais focado nisso do que nós mesmos. Todos esses recursos são\n opcionais, e os visitantes poderão escolher quais informações desejam\n compartilhar com a gente.\n \n Segundo\n ele, os dados pessoais de cada visitante não ficarão armazenados na MagicBand.\n \n Aplicativo para smartphone
\n Além da pulseira, a nova experiência que a Disney quer criar, chamada em seu\n conjunto de MyMagic+, inclui um site e um aplicativo para smartphone\n denominados "My Disney Experience" (Minha Experiência Disney) .\n \n Eles\n trariam informações em tempo real sobre o que está acontecendo nos parques e\n permitiriam mudar a programação e os agendamentos a qualquer momento, inclusive\n durante o passeio.
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\n O projeto se dirige tanto para os que gostam de planejar cada detalhe do\n passeio com antecedência quanto para os que preferem se antecipar pouco e\n deixar o dia correr espontaneamente, afirmou Staggs no blog.nbsp;\n \n Para\n ele, o conjunto de novas ferramentas vai proporcionar uma experiência\n completamente inovadora aos visitantes.\n \n \n \n \n