Metro/PCS
Diante da taxa de desemprego elevada no Brasil, um novo golpe da falsa vaga de trabalho vem crescendo no país e já conta com mais de 346 mil detecções apenas em 2021. A fraude criminosa circula principalmente pelo app de mensagens WhatsApp e outras redes sociais.
O golpe foca no roubo de dados como CPF, endereço, telefone e informações bancárias das vítimas, que buscam ofertas de trabalho, de acordo com levantamento da PSafe.
Como detalhado por Emilio Simoni, diretor do dfndr lab, o anúncio de vaga falsa leva o usuário para um site que não pertence a uma empresa real, geralmente contendo um questionário de perguntas aleatórias, criado apenas para distrair os interessados.
Para reconhecer um site de falsa vaga de emprego, o diretor dá algumas dicas: “As falsas vagas veiculadas normalmente são genéricas e destinadas a qualquer pessoa, muitas vezes estes anúncios contêm erros gramaticais e mensagens confusas na descrição”.
“Outra característica suspeita é que os criminosos entrem em contato com os interessados por canais informais, como redes sociais ou WhatsApp”, explica o especialista.
Ainda de acordo com as informações, para se proteger das ameaças, é recomendável manter um bom sistema de segurança instalado no celular.
Além disso, também é aconselhável que o candidato sempre confira se o processo seletivo também é anunciado nos canais oficiais da empresa, como site e redes sociais verificadas.
Texto com informações da PSafe