VERSÃO DE IMPRESSÃO
Tecnologia
10/05/2017 14:58:00
Novo malware de IoT atinge 100 mil câmeras por meio de falha conhecida
Chamada de Persirai, a nova ameaça explora vulnerabilidades reveladas em março deste ano.

IDGNow/PCS

Mais de 100 mil câmeras conectadas à Internet podem estar sendo vítimas de um novo malware de Internet das Coisas que está se espalhando por vulnerabilidades divulgadas recentemente nos produtos. E 3,43% deleas estão em uso no Brasil.

O malware, chamado Persirai, foi encontrado infectando câmeras sem fio chinesas desde o mês passado, informou a empresa de segurança Trend Micro nesta terça-feira. E explora falhas nas câmeras que um pesquisador de segurança relatou em março.

O pesquisador, Pierre Kim, descobriu que as vulnerabilidades podem permitir que um invasor execute código remotamente nas câmeras, as sequestrando para que trabalhem ao seu comando.

Pelo menos 1.250 modelos de câmera produzidos por um fabricante chinês possuem as falhas, segundo o pesquisador.

O malware Persirai está infectando as câmeras para formar uma botnet, ou um exército de computadores escravizados. Essas botnets podem lançar ataques DDoS, que podem sobrecarregar sites, forçando-os a sair do ar.

Mas, uma vez que Persirai infecte os dispositivos, também impedirá que outras pessoas explorem as mesmas vulnerabilidades neles.

Desde abrill, a Trend Micro notou um novo malware que se espalha explorando os mesmos produtos através das falhas recentemente divulgadas.

"Isso mostra que as pessoas por trás disso provavelmente estão mais conscientes de como usar essas vulnerabilidades", disse Jon Clay, diretor de comunicações de ameaças globais da Trend Micro.

A empresa de segurança estima que cerca de 120 mil câmeras são vulneráveis ​​a esse novo malware, baseado no Shodan, um mecanismo de busca de hardware conectado à Internet.