IstoÉ/PCS
Inaugurado há algumas semanas, o gigantesco complexo Apple Park, nova sede da Apple em Cupertino (EUA) tem sido assunto corrente em blogs e sites que cobrem tecnologia.
O complexo ocupa uma área de 175 acres (708 mil metros quadrados) tem capacidade para abrir 12 mil funcionários. Cerca de quinhentos já trabalham no novo prédio e os outros serão transferidos gradualmente, já que boa parte da instalação ainda está em obras.
A revista Wired visitou o complexo e traz uma extensa reportagem com detalhes inéditos da nova sede da Apple, conhecida pelo aspecto de disco voador. Caixa de pizza criada pela Apple para o Apple Park Caixa de pizza criada pela Apple para o Apple Park (Crédito:Dan Winters/Wired)
Um detalhe que chama a atenção na reportagem é a revelação de que a Apple chegou ao preciosismo de criar e patentar um design exclusivo de caixa de pizza. Essa caixa será usada apenas pelos funcionários para levar pizzas do restaurante até suas mesas de trabalho.
O design patenteado pela Apple tem como diferencial pequenos furos na tampa da caixa. Segundo a empresa, os furos permitem que o ar quente saia aos poucos da caixa, mantendo a pizza quente e crocante.
Apple Park: um projeto ambicioso
A caixa de pizza personalizada é um detalhe curioso, mas está longe de ser o único diferencial para os funcionários que trabalham por lá. O prédio se destaca pelas curvas e pela iluminação com luz ambiente, graças a extensas placas de vidro. Outro destaque do prédio é o jardim interno, com cerca de 9 mil árvores de mais de 300 espécies. No centro do prédio haverá um auditório para 1000 pessoas, batizado de Steve Jobs Theater.
O Apple Park é inteiramente abastecido por energia solar. Com capacidade de geração de 17 Megawatts, é uma das maiores instalações do mundo com energia puramente renovável. O prédio também é a maior instalação do mundo com ventilação natural. O projeto arquitetônico permite que o Apple Park funcione sem ar condicionado ou aquecimento por 9 meses do ano.
O último grande projeto de Steve Jobs
O projeto do Apple Park era um dos preferidos de Steve Jobs. Tanto foi assim que a última aparição pública de Jobs foi justamente quando foi apresentar o projeto do Apple Park na câmara de vereadores de Cupertino. No vídeo, Jobs, magro e com voz frágil, mostra detalhes do projeto para os vereadores a fim de garantir sua aprovação.