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Sob pressão da Apple, que promete vender milhões de unidades de seu iPhone 6, a Samsung adiantou para esta quarta-feira (24) o lançamento da nova versão de seu smartphone de tela grande, o Galaxy Note, para tentar manter sua condição de líder mundial do mercado.
O Galaxy Note 4, que só seria comercializado em outubro, já estará disponível a partir desta semana na Coreia do Sul e na China, antes de chegar a outros 140 países nas próximas semanas. A Samsung nunca lançou um novo modelo na China antes de outros mercados.
O grupo sul-coreano não deu explicações sobre o lançamento antecipado, mas a decisão foi tomada após a Apple anunciar ter vendido mais de 10 milhões de unidades de seu mais novo smartphone, o iPhone 6, no fim de semana de lançamento de estreia, e bateu novo recorde.
O modelo é um "phablet", neologismo que designa dispositivos móveis que mistura telefone e tablet, segumento em que a Samsung foi pioneira e é muito popular na Ásia. Em suas últimas campanhas publicitárias, a sul-coreana sugere que a rival se inspirou no Note.
A decisão da Samsung de antecipar seu lançamento coincide também com a entrada no mercado do novo smartphone da canadense BlackBerry, o Passport.
'Período difícil' Com seu Galaxy Note 4, apresentado em Berlim no início de setembro, a Samsung atualiza a linha lançada em 2011 que seduziu os consumidores asiáticos, felizes por poderem abrir mão de um tablet.
A Samsung consolidou no segundo trimestre sua posição de líder mundial dos smartphones, com 74,3 milhões de unidades vendidas. mais do que o dobro de vendas da Apple. Sua sua participação de mercado, de 25,2%, porém, caiu significativament, segundo a IDC.
"Atravessamos um período difícil", admitiu Lee Don-Joo, diretor de vendas e marketing da divisão móvel do grupo sul-coreano, no lançamento do Galaxy Note em Seul. "Mas esperamos nos recuperar logo com nossas capacidades de inovação tecnológica." Dez milhões de unidades do Galaxy Note 3 foram vendidas nos dois meses posteriores ao seu lançamento em 2013. A Samsung espera que a versão 4, que custará US$ 930, tenha melhores resultados.
A Samsung registrou queda nos lucros de cerca de 20% no segundo semestre e deve enfrentar a concorrência dos fabricantes chineses, que inundam os países emergentes com aparelhos mais baratos. A chinesa Huawei se transformou em pouco tempo no terceiro vendedor mundial de smartphones, com 20,3 milhões de dispositivos no segundo semestre (6,9%, de participação de mercado), de acordo com a IDC. A compatriota Lenovo não fica muito atrás, com 15,8 milhões de unidades vendidas e participação de 5,4%.
A Samsung também anunciou nesta quarta-feira que lançará em outubro a nova versão de seu relógio inteligente Gear S, assim como o capacete VR de realidade virtual, que permite ao usuário ter uma experiência de 360 graus em videogames.