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Tecnologia
31/01/2013 09:00:00
Spam caiu 8,2% em 2012; anúncios agora miram as redes sociais
O aumento na possibilidade de anunciar legalmente na internet causou queda na disseminação de spam no ano passado - que atingiu o menor nível desde 2008, de acordo com relatório divulgado nesta quinta-feira pela Kaspersky.

Terra/PCS

\n \n O\n aumento na possibilidade de anunciar legalmente na internet causou queda na\n disseminação de spam no ano passado - que atingiu o menor nível desde 2008, de\n acordo com relatório divulgado nesta quinta-feira pela Kaspersky. \n \n A\n China foi a maior fonte de spam em 2012, respondendo por 19,5% dos e-mails\n indesejados enviados, enquanto o Brasil representou 4,2% do total. A redução\n nos valores, no entanto, não significa que o spam esteja condenado à extinção.\n \n A\n porcentagem média de spam em 2012 foi de 72,1%, valor 8,2% menor do que em\n 2011. As categorias tradicionais de spam, como a de artigos de luxo falsos, por\n exemplo, estão migrando para as redes sociais, segundo a Kaspersky.
Os\n anunciantes também migraram para outras formas de publicidade legal na web -\n que, além de serem mais rentáveis, não se tornam um incômodo aos usuários.\n \n Apesar\n da queda da percentagem total de spam no tráfego de e-mail, a proporção de\n mensagens de correio com anexos maliciosos baixou apenas ligeiramente: para\n 3,4%.\n Phishing\n \n Os\n principais alvos dos phishers em 2012 foram as redes sociais (24,5%) e a\n maioria dos ataques teve como alvo o Facebook. Os cibercriminosos usaram contas\n roubadas para enviar spam e programas maliciosos.\n \n O\n relatório aponta ainda que os três países em que foi encontrada a maioria dos\n sites de phishing (Estados Unidos, Alemanha e Reino Unido) também são os\n principais países destinatários de mensagens de spam com anexos maliciosos.