Exame/PCS
Se você frequenta a classe econômica dos aviões comerciais modernos certamente já reclamou das poltronas. Elas são estreitas, muito próximas umas das outras e reclinam quase nada.
Um projeto da Zodiac Seats, uma das mais importantes fabricantes de assentos para aeronaves do mundo, promete diminuir o problema e ainda aumentar o número de poltronas disponíveis para as empresas aéreas venderem.
Segundo a Zodiac, este projeto (veja o vídeo e as fotos) aumenta em 15% o espaço entre as poltronas, garantindo 4 polegadas (10 centrímetros) para as pernas dos passageiros.
As poltronas continuariam dispostas em filas de três, mas quem se sentasse na cadeira central ficaria virado para o sentido oposto, ou seja, para o fundo da aeronove. O projeto mostra que os assentos levantariam sozinhos, facilitando a saída do avião, mas não cita se a cadeira reclina ou não.
A patente apresentada mostra os assentos dobráveis e não exibe apoios para os braços. Isso aliás, seria uma vantagem, segundo a Zodiac: acabam as brigas de cotovelo.