EFE/PCS
A Suíça contará com um sistema nacional de gestão do tráfego aéreo de drones, iniciando a fase de testes em junho, anunciaram nesta segunda-feira a companhia de controle aéreo Skyguide e a plataforma AirMap.
Com a implementação desta iniciativa, a Suíça se transformará no primeiro país europeu a implementar um sistema de vigilância e controle da circulação de drones, informou emissora "RTS".
O projeto garantirá um acesso seguro e protegido dos drones no espaço aéreo suíço.
Para colocar o plano em funcionamento, a plataforma de gestão do espaço aéreo para drones, AirMap, se integrará, a partir de verão, nas infraestruturas da Skyguide, a companhia responsável pelo controle do espaço aéreo suíço.
Ambas companhias definirão um roteiro para o chamado "U-space" suíço, um conjunto de novos serviços e procedimentos destinados a atender a crescente presença de drones na Suíça, mas também no marco europeu.
Segundo a Skyguide, esta infraestrutura tem capacidade para controlar todas as categorias de drones em todos os tipos de missões e atender os usuários destes dispositivos em todos os entornos operacionais.
O "U-space" suíço permitirá o registro tanto dos usuários como dos drones, a geo-busca e o acesso digital imediato ao espaço aéreo, transmitirá alertas em tempo real para pilotos de drones e conectará os pilotos com os serviços de controle do tráfego aéreo.