IDGnow/PCS
O presidente dos EUA, Donald Trump, acusou o Google na manhã desta terça-feira, 28/8, de manipular os resultados de buscas pelo seu nome para mostrar apenas notícias negativas sobre ele.
Por meio da sua conta no Twitter, o político americano afirmou, entre outras coisas, que o Google e empresas de mídia daquele país estariam escondendo informações e notícias positivas relacionadas ao seu nome e prometeu resolver a situação – sem especificar o que isso significa, no entanto.
“Os resultados de buscas no Google por ‘Trump News’ mostram apenas a visão/relato da Fake News Media. Em outras palavras, eles MANIPULARAM isso, para eu e outros, de forma que quase todas as notícias e reportagens são RUINS. A Fake CNN é proeminente. A mídia Republicana/Conservadora e justa é calada. Ilegal? 96% dos resultados por ‘Trump News’ são da Mídia Nacional de Esquerda, muito perigoso. O Google e outras empresas estão sufocando vozes dos conservadores e escondendo informações e notícias que são boas. Eles estão controlando o que nós podemos e não podemos ver. Essa é uma situação muito séria – será corrigida!”, acusa Trump ao longo dos dois tuítes.
Conforme o The Verge, a porcentagem (96%) citada pelo político em seus posts parece ter se originado de um site de direita americano chamado PJ Media, que publicou recentemente uma análise sobre os resultados de buscas para ‘Trump’ no Google em diferentes computadores. De acordo com a jornalista da página em questão, apenas 5 dos 100 primeiros resultados da pesquisa traziam sites de direita.
Google nega acusações
Em comunicado enviado ao The Verge, o Google negou as acusações do presidente dos EUA e afirmou que os seus resultados de buscas não são influenciados por ideologias políticas. Confira abaixo o texto da empresa sobre o assunto na íntegra.
“Quando os usuários digitam perguntas/termos na barra de buscas do Google, nosso objetivo é garantir que eles recebam as respostas mais relevantes em questão de segundos. A busca não é usada para estabelecer uma agenda política e não direcionamos nossos resultados em direção a qualquer ideologia política. Todo ano, publicamos centenas de melhorias nos nossos algoritmos para garantir que eles tragam os conteúdos de melhor qualidade em resposta às pesquisas dos usuários. Trabalhamos continuamente para melhorar o Google Search e nunca ranqueamos os resultados de buscas para manipular o sentimento politico.”