Veja/PCS
Nesta quarta-feira, um dia depois da estreia do WhatsApp nas chamadas por vídeo, o site testou o serviço oferecido por cinco diferentes aplicativos. Leia abaixo alguns apontamentos coletados nos testes, feitos tanto em rede 4G quanto com o smartphone conectado em uma rede wi-fi.
4G
1 – WhatsApp: para falar fora de casa, longe de uma conexão sem fio, o aplicativo adquirido em 2014 por 21,8 bilhões de dólares por Mark Zuckerberg, controlador do Facebook, se destaca bastante. Imagem e áudio muito nítidos.
2 – Messenger: outro serviço da família Zuckerberg, o chat de mensagens do Facebook ficou em segundo lugar na avaliação do site de VEJA. No teste, seu áudio ficou ligeiramente inferior ao do WhatsApp.
3 – Facetime: com imagem um tanto desfocada, o programa de videochamadas da Apple travou algumas vezes durante a chamada. Áudio continua bom, mesmo com a imagem travando
4 – Skype: o precursor de chamadas de vídeo teve uma transmissão um pouco instável no teste com plano móvel. Imagem e áudio melhoraram ligeiramente ao longo da chamada.
5 – Hangout: imagem pouco nítida e travando muito ao longo da chamada feita pelo teste de VEJA. O áudio salvou a ligação.
Wi-fi
1 – Facetime: na conexão sem fio, o serviço da Apple ficou um pouco à frente dos concorrentes. O áudio estava muito nítido, e a imagem estava ligeiramente superior em relação aos outros aplicativos.
2 – WhatsApp: o aplicativo teve bom desempenho em som e imagem. Assim como na chamada em 4G, quando o usuário acionava o ícone de viodeochamada, ela se realizava quase instantaneamente.
3 – Messenger: som e imagem bastante similares aos de WhatsApp e Skype. Nos três casos, o desempenho ficou melhor no Wi-fi do que no 4G.
4 – Skype: som e imagem nítidos no Skype, serviço adquirido pela Microsoft em 2011 por 8,5 bilhões de dólares. O desempenho foi muito similar aos de WhatsApp e Messenger.
5 – Hangout: assim como no teste feito com conexão 4G, o Hangout, serviço do Google, não teve bom desempenho em áudio e, principalmente, em imagem, que travou algumas vezes ao longo da chamada.
No anúncio de liberação das chamadas por vídeo para todos os seus usuários, o WhatsApp deu a entender que a liberação ocorreria paulatinamente — o aplicativo informou que a liberação ocorreria “nos próximos dias”. Para utilizar o serviço, que já tem mais de 1 bilhão de usuários, é preciso instalar a versão mais recente do aplicativo.