Correio do Estado/LD
ImprimirDados meteorológicos levantados pelo Centro de Monitoramento do Tempo de Mato Grosso do Sul (Cemtec) mostram que o fim de semana será marcado pela mudança no tempo, com pausa nas chuvas e aumento gradativos da temperatura.
Para hoje (23), a previsão é de tempo firme com sol e variação de nebulosidade no Estado, sendo esperado, em média, mínimas entre 8-10°C e máximas de 20°C na região sul do estado.
Já na região norte, o Cemtec aponta para mínimas entre 15-18°C e máximas de 28°C.
Em Campo Grande, a mínima será de 13°C, enquanto a máxima pode chegar a 22°C.
Fim de semana
No sábado (24), o esperado é aumento na temperatura, com tempo que permanece firme, com sol e variação de nuvens.
A previsão indica que, durante a noite, é esperada baixa temperatura no sul e leste do Estado, ficando na faixa entre 9-11°C.
Porém, haverá aumento gradativo das temperaturas ao longo do dia, principalmente na região norte do Estado, com máximas que podem atingir os 33°C.
Na Capital, o sábado deve registar mínima de 13°C e máxima de 27°C.
Ainda segundo o Cemtec, há possibilidade de, entre a noite de sábado e madrugada de domingo, ocorrer um retorno das chuvas na região sul do Estado.
Já no domingo (25), a previsão é de ca tempo instável, com aumento de nebulosidade e chuvas de intensidade moderada a forte, podendo ocorrer, inclusive, tempestades acompanhadas de raios.
Junto com a chuva, podem ocorrer rajadas de vento e eventual queda de granizo devido ao deslocamento de cavados, aliado ao fluxo de umidade vindo da Amazônia, aponta o Cemtec.
As temperaturas mínimas ficam entre 15-16°C e máximas de 27°C nas regiões do cone-sul, sul-fronteira e grande Dourados.
Já nas regiões, norte, sudoeste e bolsão mínimas entre 17-21°C e máximas de 34°C. Em Campo Grande, mínima de 18°C e máxima de 30°C.
Relembre
A semana foi marcada por uma frente fria que se estendeu pelo Estado, trazendo chuvas intensas. As temperaturas caíram principalmente na região sul do Estado.
Na terça-feira (20), São Gabriel do Oeste, cidade localizada a 152 quilômetros de Campo Grande, registrou o maior acumulado de chuva do Brasil.
Além disso, outras 3 cidades do Estado registraram altos acumulados de chuvas: São Gabriel do Oeste (46 mm), Cassilândia (38,2 mm), Sidrolândia (36,6 mm) e Campo Grande (34,4 mm).
Na quarta (21), Campo Grande amanheceu debaixo d’água com céu escuro ao ponto de parecer noite.
Sobretudo, a intensidade de chuva fez umidade relativa do ar saltar para 100% na Capital durante esta semana.