G1MS/PCS
ImprimirO município de Corumbá, no Pantanal de Mato Grosso do Sul, registrou em outubro chuvas acima do esperado, conforme aponta boletim do Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima (Cemtec).
Segundo os dados, entre os dias 01 e 27 deste mês o volume de chuva que caiu na região totalizou 115 mm. A média histórica para essa época do ano é de 86,1 mm, ou seja, choveu 34% acima do esperado.
De acordo com o governo estadual, o volume de chuvas foi suficiente para controlar os incêndios que atingem a região. Desde o início do ano, episódios de avanço do fogo vêm sendo registrados no Pantanal e, somente em 2024, mais de 2,4 milhões de hectares do bioma já foram consumidos pelo fogo em Mato Grosso do Sul.
Monitoramento
Embora os focos de incêndio estejam sob controle, regiões críticas do Pantanal continuarão em monitoramento para evitar novos focos. Veja abaixo os locais que são monitorados:
Parque Estadual Pantanal do Rio Negro (PEPRN)
Região de Paiaguás
Serra do Amolar
Moradores da Barra do São Lourenço sofrem com problemas causados pela fumaça
Previsão do tempo em MS
As temperaturas seguem em elevação em todo o estado e podem chegar aos 38ºC, segundo o Cemtec. Nesta quarta-feira (30), o tempo será firme e com variação de nebulosidade no estado. A umidade relativa do ar deve ficar entre 20 e 40%.
Estão previstas ainda, tempestades isoladas em decorrência do aquecimento durante o dia.
Confira abaixo as temperaturas em todas as regiões de Mato Grosso do Sul:
Pantanal
Corumbá: mínima de 26ºC e máxima de 35ºC
Aquidauana: mínima de 24ºC e máxima de 36ºC
Sudoeste
Porto Murtinho: mínima de 28ºC e máxima de 38ºC
Norte
Coxim: mínima de 23ºC e máxima de 36ºC
Camapuã: mínima de 22ºC e máxima de 34ºC
Campo Grande
Campo Grande: mínima de 22ºC e máxima de 33ºC
Bolsão
Paranaíba: mínima de 22ºC e máxima de 32ºC
Três Lagoas: mínima de 22ºC e máxima de 34ºC
Leste
Anaurilândia: mínima de 22ºC e máxima de 35ºC
Grande Dourados
Dourados: mínima de 22ºC e máxima de 35ºC
Fronteira sul
Ponta Porã: mínima de 23ºC e máxima de 33ºC
Cone-sul
Iguatemi: mínima de 22ºC e máxima de 36ºC
Seca extrema
O Pantanal enfrenta a pior estiagem já registrada nos últimos 70 anos e o Rio Paraguai, principal bacia do bioma, registrou o pior índice em 124 anos, atingindo -67 cm em 15 de outubro.
A região enfrenta sérias consequências desde que 3,4 milhões de hectares foram queimados em 2020. Além de impactos à biodiversidade local, comunidades tradicionais vem sofrendo com os episódios que voltaram a se repetir neste ano.