MMN/PCS
ImprimirA partir desta sexta-feira (5), a previsão indica sol e variação de nebulosidade em Mato Grosso do Sul. Com chance de chuvas isoladas, a queda de temperatura, favorecida pela frente fria, deve amenizar o calorão dos últimos dias.
Conforme o Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima), não se descartam pancadas de chuva isoladas devido à passagem de uma frente fria. O principal destaque desse sistema será a queda nas temperaturas, sobretudo na metade sul do Estado.
O Estado deve ter um contraste térmico, pois enquanto a região sul deve ter máxima de 17°C, ao norte, como em Coxim, a máxima alcança os 35°C.
Estão previstas mínimas entre 10 e 14°C e máximas entre 17 e 26°C para as regiões sul, cone-sul e grande Dourados. Em áreas pontuais, podem ocorrer temperaturas abaixo dos 10°C. Nas regiões sudoeste e pantaneira, as mínimas devem variar entre 13 e 17°C e as máximas entre 18 e 26°C.
Já nas regiões do bolsão, leste e norte, os termômetros devem registrar mínimas entre 18 e 21°C e máximas entre 33 e 35°C. Em Campo Grande são previstas mínimas entre 18 e 20°C e máximas entre 30 e 32°C. Os ventos do quadrante sul com valores entre 40 e 60 km/h e, pontualmente, podem ocorrer rajadas de vento acima de 50 km/h.
Calor e frio
Entre sábado (6) e domingo (7), a previsão indica tempo firme, com sol e variação de nebulosidade em decorrência da atuação de um sistema de alta pressão atmosférica, que mantém o tempo seco sobre grande parte de Mato Grosso do Sul.
Esse cenário favorece a ocorrência de baixos índices de umidade relativa do ar, variando entre 15% e 35%, sobretudo nas regiões norte, pantaneira e bolsão. As temperaturas ao amanhecer tendem a ser mais amenas, com mínimas previstas entre 8°C e 11°C, enquanto à tarde as máximas apresentam tendência de elevação.