CGN/PCS
ImprimirO tempo firme e o calorão vão marcar o início do fim de semana, o primeiro do mês de agosto, em Mato Grosso do Sul, mas a previsão indica mudanças bruscas entre a noite de sábado (2) e o domingo, com aumento de nuvens, possibilidade de chuva forte e queda de temperatura em boa parte do Estado.
Uma massa de ar seco e um sistema de alta pressão atmosférica mantêm o sol predominante nesta sexta-feira e no sábado, com pouca nebulosidade e sem chance de chuva. Mas o tempo seco preocupa: a umidade relativa do ar deve cair para níveis entre 15% e 35%, o que caracteriza estado de atenção. A recomendação é reforçar a hidratação, evitar atividades físicas ao ar livre nas horas mais quentes do dia e usar umidificadores de ambiente.
Durante o sábado, os ventos ganham força e há previsão de rajadas acima de 50 km/h. Entre a tarde e a noite, o tempo pode virar nas regiões sul, sudeste e sudoeste, com aumento de nuvens e chance de pancadas isoladas.
As temperaturas seguem altas nos dois primeiros dias do fim de semana. No sul, cone-sul e grande Dourados, os termômetros variam de 11°C a 32°C. Na região pantaneira e sudoeste, o calor é mais intenso, com mínimas de até 25°C e máximas podendo chegar aos 35°C. Já nas regiões do bolsão, leste e norte, as temperaturas oscilam entre 12°C e 35°C. Em Campo Grande, os termômetros devem marcar entre 16°C e 33°C.
Virada no domingo
No domingo, o cenário muda: uma frente fria avança sobre o Estado, acompanhada por áreas de baixa pressão e transporte de ar quente e úmido. Isso cria condições para pancadas de chuva em praticamente todas as regiões, com maior intensidade no sul, sudeste e sudoeste, onde os acumulados podem passar dos 30 milímetros em 24 horas. Há risco de tempestades com raios e ventos fortes.
Com a chegada do sistema frontal, o tempo fica instável também na segunda-feira, e as temperaturas começam a cair. As mínimas devem ficar entre 14°C e 18°C no sul e Dourados, com máximas não passando dos 28°C. No Pantanal e sudoeste, os termômetros vão de 17°C a 31°C. No leste, norte e bolsão, as máximas chegam a 32°C. Em Campo Grande, a previsão é de mínimas de 16°C e máximas de até 30°C.
Os ventos, que começam no quadrante norte, devem virar para o sul ao longo da segunda-feira, com velocidades entre 40 e 60 km/h, e rajadas pontualmente superiores. As informações constam no boletim do Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima).