CGN/LD
ImprimirPelo menos 300 hectares foram queimados em incêndio na vegetação próximo da BR-487, em Ivinhema. No Pantanal, os bombeiros estão em alerta por conta do fogo registrado no estado vizinho.
Em Ivinhema, fogo foi combatido por equipe do Corpo de Bombeiros que já estava na região para trabalho de queima controlada no Parque Estadual das Várzeas do Rio Ivinhema.
Naquele município, às margens da BR-487, o incêndio foi detectado no sábado (27) e, na semana passada, o grupo de operações aéreas do Corpo de Bombeiros, com aeronave Air Tractor, lançou 34,1 mil litros de água. O local ainda segue em monitoramento para se detectar eventual reignição (nova ignição de incêndio já combatido e extinto, que dá-se devido à brasas e focos escondidos não encontrados no rescaldo ).
Os bombeiros ainda monitoram incêndio de grande proporção no Pantanal, próximo da divisa de Mato Grosso. As chamas no estado vizinho foram identificadas por satélite pela Diretoria de Proteção Ambiental, no domingo (28).
Ontem (1°) foi realizado um voo de reconhecimento que detectou que as chamas não passaram para Mato Grosso do Sul, mesmo assim, uma guarnição foi enviada para a área, a fim de conter qualquer avanço do fogo na área, que é de difícil acesso.
“A equipe vai ficar baseada na área mais próxima, que é na região do São Lourenço”, explicou a tenente-coronel Tatiane Inoue, diretora de Proteção Ambiental do Corpo de Bombeiros Militar, responsável pelo monitoramento e ações de combate aos incêndios florestais no Estado.
Preparação - Desde o início da fase de prevenção e preparação para a temporada de incêndios florestais deste ano, há um mês – no dia 2 de abril – foram realizadas 470 ações entre formações de brigadas, resgaste de animais, ações educativas em escolas, aceiros, manutenções em vias e pontes, visitas e vistorias técnicas em fazendas e comunidades locais.
No mesmo período, foram sete queimas controladas e dois combates diretos, entre outras ações necessárias para apoio, manutenção e teste de equipamentos, viaturas e militares, com mais de 10,2 mil quilômetros percorridos nas ações preventivas com orientações a mais de mil crianças e adolescentes.
Atualmente, 37 bombeiros militares atuam de maneira exclusiva nas ações de combate aos incêndios florestais no Estado.