G1/PCS
ImprimirO governo do estado homologou, por 180 dias, situação de emergência de Navegantes, Bombinhas e Barra Velha, no Litoral Norte catarinense, por causa das áreas afetadas pelas ressacas em setembro e neste mês. Os decretos de homologação foram publicados no Diário Oficial do Estado (DOE) do dia 27 de outubro.
A próxima etapa é o reconhecimento desses decretos pelo governo federal, a fim de que sejam liberados recursos para os municípios.
Situação de emergência
Em Bombinhas, cuja prefeitura decretou emergência em 12 de outubro, 15 mil pessoas foram afetadas pela força da água. Os bairros de Bombas e Mariscal tiveram erosão costeira, atingindo patrimônio privado e público como passarelas de acesso às praias, postos salva-vidas e danificou o sistema de drenagem urbana nesses trechos.
Em Navegantes, que teve emergência decretada no dia 17 de setembro, houve danos principalmente no bairro Gravatá, como na estrutura do deck e da ciclovia, nas rampas de acesso, na avenida, nos postos salva-vidas e na iluminação pública.
O município de Barra Velha decretou emergência no dia 29 de setembro por causa do desabamento de encostas, vias de acesso às praias, ruas públicas e passeio público. No total, Cinco praias foram atingidas. Os danos também impediram o acesso à foz do Rio Itapocu, ponto turístico local.