Terra/PCS
ImprimirAo longo do ano, é natural que a piscina fique sem utilidade durante algum tempo. Mesmo assim, você precisa continuar a fazer a manutenção e prepara-la para os dias mais quentes que já estão chegando! Quando o clima começar a esquentar de novo, ela já estará pronta para uso sem a necessidade de investir em uma limpeza pesada ou mesmo de trocar a água.
Confira nossas dicas:
Recolha folhas e detritos
Para evitar que a sujeira se acumule no fundo, utilize uma peneira para recolher folhas e outros detritos diariamente. Isso é ainda mais importante se a sua piscina fica em uma área descoberta.
Use uma cobertura
Cobrir a sua piscina ajuda a poupar o trabalho de recolher a sujeira e impede a subida do nível de água devido ao excesso de água da chuva. Prefira as coberturas específicas para o inverno, pois elas são mais resistentes. Preste atenção também à conservação do material, pois ele pode acabar danificado por vendavais ou temporais.
Meça a alcalinidade e o pH da água
Ao menos uma vez por mês, é necessário medir a alcalinidade da água, que deve estar entre 80 e 120 ppm. O pH deve ser medido uma vez por semana, e a quantidade ideal é entre 7 e 7,4. Você consegue fazer as duas medições com um estojo de testes para piscinas, facilmente encontrado em lojas especializadas.
Aplique cloro
Continue a clorificar a água da piscina, mesmo com o uso menos frequente. A substância pode ser aplicada a cada três dias, em média, dependendo da exposição da piscina à vegetação e à chuva. Para facilitar esse trabalho, você pode utilizar os cloradores flutuantes.
Filtre e diminua o nível da água
Tente filtrar a água diariamente. Se não conseguir, faça isso sempre que tiver um tempinho livre, para evitar a formação de fungos e bactérias. Você não precisa esvaziar a piscina, mas é bom reduzir o nível da água para abaixo do skimmer, para que o aparelho não seja danificado nos dias de menor uso da piscina.
Limpe outros equipamentos
Aproveite o uso menos frequente para limpar os outros equipamentos, como bomba, temporizadores e aparelhos de aquecimento.
Remova os objetos
Recolha e lave os objetos que ficam na piscina, como boias, brinquedos, e pranchas.
Para uma limpeza completa, você pode utilizar produtos específicos, como CIF Cremoso. Ele pode ser aplicado em diversas superfícies, inclusive brinquedos de plástico. Lembre-se de sempre conferir as indicações de uso na embalagem.
Conservar sua piscina limpa o ano todo evita o aparecimento de algas ou bactérias, e mantém a estrutura em dia para quando o calor chegar!