Quinta-Feira, 3 de Abril de 2025
Meio Ambiente
07/03/2025 08:34:00
Pouca chuva e quase 40ºC em Porto Murtinho marcaram clima de fevereiro em MS

CGN/LD

Imprimir

O mês de fevereiro fechou com chuva abaixo do esperado em quase todos os municípios de Mato Grosso do Sul analisados pelo Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima). Choveu acima da média apenas em Campo Grande, São Gabriel do Oeste e Caarapó.

A Capital liderou os índices de precipitação: foram 283,2 mm em todo o mês, o que representa 61% a mais que historicamente.

São Gabriel do Oeste e Caarapó vêm atrás, com 48% e 8% de chuva além do esperado.

Os piores resultados são os de Iguatemi (-79%), na região sul do Estado, e Nhecolândia (-70%), região do Pantanal sul-mato-grossense.

Ao mesmo tempo em que registrou a maior quantidade de chuva, Campo Grande se destacou na má distribuição delas. Enquanto a área urbana da Capital superou as expectativas, a área rural teve 34% a menos de chuva do que o normal.

A precipitação no terceiro mês do verão, em Mato Grosso do Sul, fez intensificar as condições de seca, ainda segundo a análise do Cemtec. A conclusão preocupa, por aumentar os riscos de incêndios florestais no período de seca e de impacto a atividades econômicas.

Temperaturas - As marcações dos termômetros ficaram mais altas em Porto Murtinho, batendo os 39,5ºC em 23 de fevereiro. Foi a temperatura mais elevada registrada em fevereiro no Estado.

Cidade com menos chuva em Mato Grosso do Sul, Iguatemi enfrentou os 39ºC.

As temperaturas máximas médias de Campo Grande ficaram 1,6°C acima da média histórica, sendo 35,1ºC no dia 22 o registro mais alto de fevereiro.

COMENTÁRIO(S)
Últimas notícias