CGN/PCS
ImprimirA onda de calor que atinge Mato Grosso do Sul se estenderá pelo menos até o dia 20 de março, data que marca o fim do verão e início do outono, segundo o Climatempo. Inicialmente, a meteorologia indicava altas temperaturas até sexta-feira.
A agência meteorológica explica que as ondas de calor são geradas por bloqueios atmosféricos provocados por grandes sistemas de alta pressão atmosférica. O fenômeno ocorre quando as temperaturas ficam até 5ºC acima da média por três a cinco dias, ou mais.
Para esta quarta-feira os termômetros podem chegar aos 38ºC. Coxim amanheceu com céu parcialmente nublado e temperatura mínima de 25°C, a máxima chega aos 35°C, não há previsão de chuva para hoje.
Campo Grande tem céu claro e registra 27ºC neste início de manhã. Segundo o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), a temperatura máxima prevista é de 33ºC.
Para a região pantaneira as máximas são de 38ºC em Porto Murtinho, 37ºC em Corumbá e Miranda e 36ºC em Aquidauana. Na região sul as máximas são de 35ºC em Dourados e 33ºC em Ponta Porã.
Outras máximas para esta quarta-feira quente são de 33ºC em Paranaíba, 34ºC em Sidrolândia, Três Lagoas e Maracaju, 35ºC em Nova Alvorada do Sul, 36ºC em Bonito, e Água Clara, Naviraí, Ivinhema e Nova Andradina.
O Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima) explica que até quinta-feira a previsão indica tempo firme, com sol e variação de nebulosidade. Mas não são descartadas pancadas de chuva e até tempestades.