Saulo Morais
ImprimirO Promotor de Justiça da Comarca de Itiquira-MT, Dr. Cláudio Ângelo Correa Gonzaga, visitou as comunidades de Porto dos Pretos em Itiquira (MT) e Porto dos Bispos localizado em Sonora (MS), nesta sexta-feira (24).
Gonzaga atendeu o pedido e convite dos ribeirinhos, afim de verificar in loco os problemas ambientais decorrentes da possível instalação de uma quarta hidrelétrica no Rio Correntes (Central Geradora de Energia Aquários II).
Além de exigir a prestação de contas e a correta destinação do recurso financeiro pelo uso dos recursos hídricos que a UH Ponte de Pedra deposita todos os meses em conta especifica das prefeituras de Sonora (MS) e Itiquira (MT), também foi pedido a intervenção do Ministério Público quanto a abertura da estrada centenária que ligava a Comunidade Porto dos Pretos até Sonora e que foi fechada pela Usina.
Depois, junto com as lideranças locais o Promotor inspecionou o rio e identificou em suas margens vários locais degradados pelas força das águas que é liberada pela usina hidrelétrica Ponte de Pedra e pela presença do gado que vai beber água no rio.
A duas Comunidades estão esperançosas com as providências que o promotor disse que tomará para que tais demandas sejam atendidas, inclusive afirmou que o Promotor de Sonora também está informado e se unirá para resolver essas questões.