CGN/PCS
ImprimirA semana começa com mais calor e tempo extremamente seco em todo Mato Grosso do Sul. A temperatura deve passar dos 40ºC e umidade relativa do ar ficar abaixo dos 10%, considerado alarmante para a saúde.
Em Coxim a segunda-feira começou coberta por fumaça e fuligem das queimadas na região norte, o dia iniciou com temperatura mínima de 19°C, a máxima prevista para hoje chega aos 40°C, a secura extrema chegou a 7% de umidade neste domingo, e deve seguir assim pelos próximos dias.
Campo Grande tem céu cinzento, ainda tomado pela fumaça das queimadas, e marca 26ºC nesta manhã. A temperatura deve atingir os 38ºC no decorrer do dia. O calor não deve dar trégua nesta semana. As máximas até sexta-feira ficam entre 37ºC e 38ºC.
A Capital registrou a maior temperatura do ano por duas vezes consecutivas no final de semana. No sábado, a máxima chegou aos 38,2ºC. E no domingo, o maior calor do ano até agora, a temperatura foi de 38,7ºC, com sensação térmica de 44ºC.
Quatro municípios de Mato Grosso do Sul estiveram entre os quentes do Brasil no domingo. A temperatura chegou a 41,6ºC em Aquidauana, 41,5ºC em Porto Murtinho, 41ºC em Corumbá e 40,9ºC em Coxim. As menores umidades relativa do Brasil ar ocorreram em Sonora e Coxim, com índice de 7%.
O Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima) explica que a massa de ar seco ficará intensa sobre grande parte do País. Sem previsão de chuva, os riscos de incêndios permanecem.
Para a região pantaneira o calor será ainda mais intenso nesta segunda-feira. As máximas previstas são de 41ºC em Porto Murtinho, Aquidauana e Corumbá, e 40ºC em Miranda.
A região sul do Estado também deve sofrer com as altas temperaturas. Ponta Porã pode chegar aos 37ºC e Dourados deve ter máxima de 38ºC.
Outras máximas para este início de semana são de 39ºC em Maracaju, Ivinhema e Água Clara, 38ºC em Três Lagoas, Naviraí, Bataguassu, Nova Alvorada do Sul, Nova Andradina e Bonito, e 37ºC em Paranaíba e Costa Rica.