CGNews/PCS
ImprimirSe você é do time dos que não gostam de calor, é melhor ir se preparando desde já. Se neste domingo (15) as temperaturas já estavam elevadas, hoje (16), a expectativa é de que os termômetros subam ainda mais e a temperatura máxima em Mato Grosso do Sul alcance a casa dos 43ºC, conforme o Inmet (Instituto Nacional de Meterologia).
Segundo o meteorologista Natálio Abrahão, da Uniderp, os picos de temperatura devem ser registrados nas cidades de Coxim e Sonora, onde a sensação térmica pode chegar aos 49ºC. Por isso, a recomendação é de que cuidados sejam redobrados. "Com essas condições, se a pessoa estiver exposta diretamente ao sol e não se hidratar, podem ocorrer até casos de morte", explica.
Até o fim da tarde de amanhã, 75 cidades estarão em alerta de onda de calor. (Confirma aqui os municípios que estão na lista). Conforme o aviso da meteorologia, a temperatura fica até 5ºC acima da média, com leve risco à saúde.
Na terça-feira (17) haverá queda de um grau e a máxima será de 42ºC, na quarta-feira (18) o declínio permanece e a previsão é de até 41°C. No entanto, na quinta-feira (19) o calor volta a subir e os termômetros devem novamente atingir 43°C.
De acordo com dados do Inmet, na maior parte do Estado o céu deve variar de claro a parcialmente nublado. Apenas no final da tarde e início da noite o tempo pode ficar nublado em alguns momentos nas regiões sudoeste e sul, resultado de um sistema frontal que passa pela área e deve provocar aumento de nebulosidade e declínio nas temperaturas.
Na terça-feira a frente fria perde suas características e deve se afastar da região e se deslocar pelo Estado provocando alguma nebulosidade, no entanto, o domínio da massa de ar tropical quente e seca acaba prevalecendo.
Em Coxim os termômetros registraram mínima de 22°C e a máxima a ser registrada por volta das 13h é de 42°C, com sensação térmica de 49°C, às 21h os termômetros vão registrar 30°C.