Metro/PCS
ImprimirOs cães são os animais de estimação mais populares em todo o mundo, e a perda deles pode afetar profundamente muitos donos. Os cientistas identificaram quais raças desta espécie têm a expectativa de vida mais longa e mais curta, fornecendo dados valiosos sobre o cuidado e a aquisição desses animais de estimação.
A pesquisa, realizada no Reino Unido por Kirsten McMillan, cientista de dados do Dogs Trust - a maior organização de caridade canina do Reino Unido - e autora principal do artigo publicado na revista Scientific Reports, destaca que o cão de companhia é uma das espécies com maior diversidade fenotípica. A variabilidade entre raças abrange não apenas a aparência física e o comportamento, mas também a longevidade.
"Isso (a pesquisa) nos dá a oportunidade de melhorar a vida de nossos companheiros caninos", explica McMillan ao Metro, destacando que há evidências de que algumas raças correm um maior risco de ter uma vida mais curta.
O estudo descobriu que as raças caninas pequenas e de focinho longo (ou dolicocefálicas), como os galgos, têm a maior expectativa de vida no Reino Unido, enquanto as raças médias masculinas e de rosto achatado (ou braquicéfalas), como os bulldogs ingleses, têm a mais baixa.
Para chegar a essa conclusão, os pesquisadores criaram um banco de dados com 584.734 cães individuais a partir de dados de 18 fontes diferentes do Reino Unido, incluindo registros de raças, veterinários, empresas de seguros para animais de estimação, organizações de bem-estar animal e instituições acadêmicas.
Com estes dados, eles calcularam a expectativa de vida média de todas as raças individualmente e para o grupo de raças cruzadas, e finalmente para cada combinação de sexo, tamanho e forma da cabeça.
Os resultados indicaram que as raças braquicéfalas de tamanho médio de ambos os sexos (como o buldogue francês e o pug) tinham uma expectativa de vida média de 9,1 anos para os machos e 9,6 anos para as fêmeas.
"Esperamos que este trabalho ajude os futuros proprietários a adquirir um cão de forma responsável e os apoie em sua pesquisa sobre possíveis problemas de saúde e bem-estar relacionados a raças, características ou morfologias específicas", conclui McMillan.
Raças com menor expectativa de vida
Raças com maior expectativa de vida