FOLHAPRESS/AB
ImprimirOs principais índices acionários da China recuperaram algum terreno nesta sexta-feira (8) após Pequim suspender o mecanismo de "circuit breaker" que paralisou as operações duas vezes nesta semana, sendo considerado culpado pela exacerbação das vendas generalizadas do mercado que deveria limitar.
Com o "circuit breaker" do mercado acionário desativado na quinta-feira, o índice CSI300, que reúne as maiores companhias listadas em Xangai e Shenzhen, subiu 2,04%, para 3.361 pontos. O índice de Xangai teve alta 1,98%, para 3.186 pontos.
Os ganhos das ações chinesas sustentaram o índice MSCI que reúne ações da região Ásia-Pacífico com exceção do Japão, que às 7h58 (horário de Brasília) tinha alta de 0,34%, devolvendo perdas vistas mais cedo na sessão.
O mecanismo desativado nesta sexta estabelece que, quando o índice conjunto CSI 300 (que reúne 300 valores cotados nas bolsas de Xangai e Shenzhen) cai ou sobe 5%, é feita uma parada automática de 15 minutos.
Se após o reinício os movimentos acentuados continuarem e houver uma variação de 7%, será suspenso o pregão até o dia seguinte. O objetivo é diminuir a volatilidade dos papéis.